Assembleia Legislativa apoia congresso internacional da Unir
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Assembleia Legislativa, atendendo solicitação do presidente Maurão de Carvalho (PP), sediou na manhã desta terça-feira (11), o II Congresso
Internacional de Direito, Cidade e Meio Ambiente na Amazônia, em sua segunda edição, que agrega o II Seminário de Segurança Pública e Direitos Humanos e o I Seminário de Direito do Consumidor e Desenvolvimento Sustentável.
Os eventos científicos são organizados pelo Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), da Universidade Federal de Rondônia. A proposta atende a necessidade urgente da sociedade em repensar a urbanização, o crescimento e o desenvolvimento das cidades, consequentemente, dos lugares que as abrigam (estados, países).
De acordo com os organizadores, a grande ideia é fazer da Amazônia o lugar conhecido, mas respeitando o que ela tem de melhor a oferecer ao mundo, também por meio dos seus aspectos antropogeográficos e históricos.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, destacou a importância de apoiar ações como essa. Segundo ele, a troca de experiências entre os pesquisadores regionais, nacionais e internacionais que pensam a cidade como um todo, deixa uma importante marca e o Poder Legislativo precisa estar inserido em debates memorais.
Uma das coordenadoras do evento, professora doutora Aparecida Zuin, destacou que as pesquisas e os estudos tendem a contribuir para, além das reflexões, propor alternativas ou projetos que possam vir a conduzir melhor os modos de vida para as cidades, os estados e o país.
Os seminários contam ainda com as parcerias da faculdade Uniron, Ministério Público do Estado de Rondônia (MPE/RO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Justiça Federal, 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Rondônia, Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia (Cejam), Observatório das Cidades(DCJ/Unir), além de órgãos institucionais nos âmbitos internacional, nacional, estadual e municipal.
O plenário da Casa de Leis recebeu apenas parte do evento, pois outras palestras e seminários ocorrem na sede da OAB/ RO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!