Jean Oliveira quer informações sobre compensações das usinas

Jean Oliveira quer informações sobre compensações das usinas

Jean Oliveira quer informações sobre compensações das usinas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Jean Oliveira (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa requerimento,  solicitando do Governo do Estado,  informações

acerca do total de recursos recebidos  das Usinas Hidrelétricas  de Santo Antônio e Jirau,  a título de compensações financeiras ou “royalties”,  pela utilização dos recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, assim como, de que forma foram esses recursos aplicados.

Jean oliveira, no documento apresentado na Assembleia Legislativa, requer ao Governo do Estado de Rondônia, informações de quanto  a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL repassou para o Governo a título de compensação financeira, os “royalties”, pela utilização de recursos hídricos para gerar energia elétrica pelas Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira, e ainda que informe por meio de relatórios circunstanciado onde foram aplicados esses recursos recebidos.

O parlamentar também requereu do Governo do Estado cópia integral do documento que normatiza os repasses da compensação financeira  das Usinas do Rio Madeira. “ Precisamos ter conhecimento e passar para a população qual a quantia desses recursos, como está sendo aplicado, e qual a regulamentação para a aplicação desses recursos”, disse Jean Oliveira. 

Muro de Arrimo na margem do rio

Tratando da questão da normatização da aplicação dos recursos provenientes das compensações financeiras das Usinas do Madeira, o deputado Jean Oliveira,  lembrou e cobrou novamente providências quanto a  construção do murro de arrimo, de  contenção, na margem direita do Rio Madeira, para proteger os bairros da cidade de Porto Velho que estão na beira do rio,  bem como,  salvaguardar o maior e mais importante patrimônio histórico de Rondônia – a Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

O deputado explicou que sua cobrança quanto a construção do muro de arrimo  na margem direita do Rio Madeira não tem nada a ver com a construção do complexo de obras chamado de Orla do Madeira. Jean disse  que vai  continuar cobrando,  das Usinas do Rio Madeira, é a imediata construção do muro de arrimo, de contenção,  pois é claro, segundo ele,   que a potencialidade com a qual a águas é  expelida pelas turbinas da Usina provocou e acelerou o desbarrancamento da beira do rio, destruindo tudo que estava na sua beira. “Esse fenômeno de desbarrancamento continua, e não foi providenciada nenhuma estrutura de contenção. O barranco continua sendo destruído e a água adentrando a cidade e nenhuma providência é tomada”, alertou o deputado.

“A construção do muro de arrimo na margem direita do Rio Madeira é uma obra emergencial, como sempre tenho dito. Emergencial porque é para dá segurança e tranquilidade para quem habita na beira do rio e que está vendo o desbarrancamento se aproximar da sua residência. Esse descaso com essa população é uma irresponsabilidade sem tamanho”, disse Jean Oliveira.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS