Maurão de Carvalho destaca os 103 anos da E.F.M.M.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP) usou a tribuna na sessão de terça-feira (4) para destacar o aniversário de
103 anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), no último sábado (1º) marco da formação do estado de Rondônia.
Ele aproveitou a data comemorativa para anunciar a proposta de denominar o novo prédio da Assembleia Legislativa de “Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. A Casa ainda aprovou voto de louvor, de autoria de Maurão, aos 103 anos de inauguração da ferrovia.
“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é um marco, um patrimônio que merece ser preservado, cuidado e reverenciado por todos nós. Conheço alguns ex-ferroviários que já tem muita idade e quando converso com eles, vejo a emoção e o orgulho que manifestam em terem participado desse empreendimento”, destacou Maurão.
O presidente lembrou que muita gente de outros estados e países se juntou na saga para a construção da ferrovia, com mais de 300 quilômetros de extensão.
“Muitas pessoas vieram de outros e estados e de outros países para a construção da ferrovia, uma epopéia, um grande desafio para essa obra virar uma realidade”, relembrou.
Sobre a sugestão para que o novo prédio sede da Assembleia tenha o nome de Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o parlamentar disse que espera contar com o apoio dos pares.
“Quero encaminhar essa proposta e fazer essa homenagem, colocando o nome do prédio de Palácio Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, e conto com o apoio de todos os colegas. É uma homenagem justa aos pioneiros e ao empreendimento centenário, tão fundamental para a formação de Rondônia”, afirmou.
Em aparte, o deputado Cleiton Roque (PSB) reconheceu a importância da Madeira-Mamoré e elogiou a iniciativa do presidente da Casa. “Conte com o meu apoio e meu voto para esta homenagem, que homenageia os desbravadores e seus descendentes”.
Já o deputado Adelino Follador (DEM) também parabenizou o presidente pela iniciativa. “Parabéns pela proposta e conte com minha adesão. Estou feliz com essa homenagem merecida”.
Rondoniense, nascido em Ariquemes, o deputado Ezequiel Junior (PSDC) disse que se sentia emocionado com essa homenagem. “Como filho desta terra, não tem como não se emocionar ao falar da nossa história. A Madeira-Mamoré foi a maior obra civil da época e não tem como se falar em história de Rondônia, sem citar a ferrovia”, acrescentou.
Ao final, Maurão registrou o empenho do superintendente do INSS em Rondônia, Ricardo Leite, um entusiasta em defesa da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. “Ele é um defensor, uma pessoa que se dedica a estudar e a valorizar a nossa história, com destaque para a nossa centenária ferrovia”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!