Lúcio Mosquini anuncia prorrogação do prazo para preenchimento do CAR

Lúcio Mosquini anuncia prorrogação do prazo para preenchimento do CAR

Lúcio Mosquini anuncia prorrogação do prazo para preenchimento do CAR

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO) interveio e o Ministério do Meio Ambiente deve anunciar na próxima segunda-feira (4)  a prorrogação do

prazo para preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) por mais um ano, até maio de 2016.

A prorrogação beneficiará centenas de produtores rondonienses que têm dificuldades no preenchimento do CAR. “Trabalhei por isso e foi justa a decisão do Governo Federal de prorrogar o CAR para conceder mais tempo aos nossos produtores”, afirmou Mosquini.

Até o momento apenas 11% de todas as propriedades rurais brasileiras foram cadastradas - cerca de 575 mil imóveis rurais das 5,2 milhões de propriedades existentes, segundo o Governo.

Com a maior área de florestas, a região Norte está até avançada no preenchimento do CAR, com 65% do território cadastrado. No entanto o Rio Grande do Sul, por exemplo, tem apenas 1% das áreas cadastradas.

O prazo de um ano, previsto no novo Código Florestal (Lei 12.651/12), termina no dia 6 de maio. O CAR é obrigatório para todos os 5,5 milhões de estabelecimentos rurais existentes no país e é o primeiro passo para a regularização de propriedades que desmataram ilegalmente áreas que deveriam estar cobertas por mata nativa.

Mosquini afirmou que muitos agricultores enfrentam dificuldades em acessar as informações para o preenchimento do CAR. Isso prejudicou a adesão ao cadastro e se transformou para as lideranças rurais. “Temos que levar em conta também a dificuldade de acesso à internet nas áreas rurais”, afirmou Mosquini.

O cadastro é realizado através do site do ministério mas depende do apoio da Sedam, em Rondônia. O ministério lançou ano passado o CapCar, um curso online para produtores rurais, que ensina a registrar o CAR no site, e já formou 30 mil pessoas.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS