O Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia participou em Cuiabá-MT de uma reunião com membros da CPI da Renúncia e da Sonegação fiscal instalada naquele poder legislativo. Edson Martins integra a Comissão Temporária Especial que também é composta pelos deputados Só na Bença (PMDB), Jean Oliveira (PSDB), Alex Redano (SD) e Laerte Gomes (PEN).
Os parlamentares rondonienses foram ao estado vizinho em busca de informações sobre da CPI criada para apurar denúncias de renúncia e sonegação fiscal dos frigoríficos.
Edson Martins participou de reuniões com os parlamentares matogrossenses e conheceu detalhes do modelo de concessão dos incentivos fiscais, informações sobre investigação que aponta sonegação fiscal e denúncia de formação de cartel das empresas do setor de frigorífico.
Para o deputado Edson Martins a iniciativa da Assembleia Legislativa de Rondônia é importante para conhecer as medidas tomadas naquele estado referente ao incentivo fiscal para frigoríficos, bem como analisar as denúncias que estão sendo investigadas pelos parlamentares.
No Mato Grosso o grupo JBS controla a maior parte do mercado de abate de bovinos. Dessa forma, o preço da arroba do boi diminuiu nos últimos anos, gerando denúncias de suposta formação de cartel pelas empresas do setor.
Em Rondônia o grupo JBS estaria propondo mudanças no mercado, pressionando a compra de outros frigoríficos. Atualmente o grupo já controla 45% do mercado.