TRE ouve testemunhas no processo que pode cassar o mandato de deputado

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou que sejam ouvidas testemunhas (de acusação) da coligação Aliança para a Vitória (PDT / PRTB / PRP), que ingressou com representação por abuso de poder político com pedido

TRE ouve testemunhas no processo que pode cassar o mandato de deputado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O desembargador Roosevelt Queiroz Costa, do Tribunal Regional Eleitoral, determinou que sejam ouvidas testemunhas (de acusação) da coligação Aliança para a Vitória (PDT / PRTB / PRP), que ingressou com representação por abuso de poder político com pedido de cassação de diploma e declaração de inegibilidade contra o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia.

O parlamentar é alvo de ações de Investigação Judicial Eleitoral, entre outros motivos, devido a medidas administrativas que tomou como presidente do Poder Legislativo Estadual e que poderão ser caracterizadas como abuso de poder político. Ele teria concedido reajuste e outros benefícios financeiros a servidores em ano eleitoral com o objetivo de tirar proveito pessoal nas eleições de 2014, quando foi reeleito.

A Justiça Eleitoral já havia determinado a intimação da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia para que forneça cópia do ato que elevou o índice de correção da remuneração para o índice de 6%; cópia do ato que antecipou a aplicação do reajuste para julho de 2014; e relação dos servidores cedidos para outros entes.

As medidas adotadas por Hermínio durante sua gestão na Assembleia teriam elevado a folha de pagamento do Legislativo de cerca de R$ 1, 8 milhão para algo em torno de R$ 4 milhões.

Como testemunhas de acusação, serão ouvidas as seguintes pessoas: José Luiz lenzi, secretário geral do PMDB; Helder Hisller , Servidor Público do Departamento Técnico Legislativo da Casa Civil da Governadoria; Marco Antonio Faria, Advogado, magistrado aposentado; Leandro Low Lopes , Advogado ; e Clênio Amorim Correa, advogado e ex-juiz eleitoral.

Se condenado, Hermínio perderá o cargo e ficará inelegível por oito anos.

 

CONFIRA AS DECISÕES

AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL N. 1835-17.2014.6.22.0000 - CLASSE 3

Assunto: AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL - ABUSO - DE PODER POLÍTICO / AUTORIDADE - PEDIDO DE CASSAÇÃO DE DIPLOMA - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INELEGIBILIDADE

REPRESENTANTE: COLIGAÇÃO ALIANÇA PARA VITORIA (PDT / PRTB / PRP)

ADVOGADO: JOSÉ DE ALMEIDA JÚNIOR

ADVOGADO: CARLOS EDUARDO ROCHA ALMEIDA

ADVOGADO: JOÃO MARIA SOBRAL DE CARVALHO

REPRESENTADO: JOSÉ HERMÍNIO COELHO

ADVOGADO: NELSON CANEDO MOTTA

ADVOGADO: IGOR HABIB RAMOS FERNANDES

ADVOGADO: GUSTAVO NÓBREGA DA SILVA

ADVOGADA: ANA CAROLINE MOTA DE ALMEIDA

Foi proferida a seguinte decisão da lavra do Excelentíssimo Relator:

Vistos,

Postula o representante a produção da prova ora requeria nos autos 1836-02.

Considerando que as citadas testemunhas não foram ouvidas naqueles autos, mercê da sua extinção e que as informações a serem colhidas podem trazer informações importantes sobre a narrativa articulada na inicial, tenho que o acolhimento do pedido é medida mais consentânea com a busca da elucidação dos fatos.

Ademais, o princípio da verdade real possui supremacia em relação ao princípio da celeridade processual porquanto há interesse público na preservação da lisura do pleito.

Em face do exposto, defiro a oitiva das testemunhas arroladas pelo representante às fls. 62 do Processo 1836-02.

Nos termos do art. 33, II do Regimento Interno deste Tribunal, depreco ordem ao juízo da 2ª Zona Eleitoral (zona distribuidora), encaminhando-lhe cópia da petição inicial (fls. 02/62) e da defesa (fls. 321/343) a fim de colher o depoimento das testemunhas seguintes testemunhas:

José Luiz Lenzi - Secretário Geral do PMDB;

Helder Hisller - Servidor Público do Departamento Técnico Legislativo da Casa Civil da Governadoria;

Leandro Low Lopes - Advogado inscrito na OAB/RO

Clênio Amorim Correa - Advogado inscrito na OAB/RO;

Marco Antonio Faria - Advogado, magistrado aposentado.

Deve o representante trazer suas testemunhas independentemente de intimação na data, horário e local designado pelo Magistrado, com prazo de 10 dias para o cumprimento desta Carta.

As testemunhas poderão ser indagadas pelo juízo sobre os fatos narrados salientando que este relator não tem questionamentos a fazer.

Intimem-se as partes deste despacho e da expedição da Carta de Ordem, a fim de que possam acompanhá-la.

Após, retornem os autos para eventuais diligências.

Publique-se, intimando-se.

Porto Velho, 12 de março de 2015.

(a) Desembargador ROOSEVELT QUEIROZ COSTA

Relator.

 

Presentes as condições legais na representação em epígrafe, determino a abertura de Investigação Judicial Eleitoral (IJE) nos termos do art. 22 da Lei Complementar n. 64, de 21 de maio de 1990.

Defiro a juntada dos documentos anexos.

Intime-se a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia para que forneça:

a) Cópia do ato que elevou o índice de correção da remuneração para o índice de 6%;

b) Cópia do ato que antecipou a aplicação do reajuste para julho de 2014;

c) Relação dos servidores cedidos para outros entes.

 

Notifique-se os representados do conteúdo da petição, a fim de que, querendo, no prazo de 5 (cinco) dias, ofereça ampla defesa, juntada de documentos e rol de testemunhas.

Após, voltem conclusos.

Publique-se, notifique-se, registre-se e cumpra-se.

Porto Velho-RO, 17 de dezembro de 2014.

 

Desembargador Roosevelt Queiroz Costa

Relator

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS