Bengala vai a distritos acompanhar “Operação Mosquito”
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Jurandir Bengala (PT), vai realizar uma visita em vários distritos da zona rural da capital para acompanhar a
Operação Mosquito, desencadeada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelos consórcios construtores das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio na região de Jacy-Paraná e Ponta do Abunã.
Todas as comunidades da zona rural e parte da zona ribeirinha da capital hoje estão sofrendo os efeitos catastróficos da última enchente que propiciou o crescimento vertiginoso da população de mosquitos em decorrência do aumento das áreas alagadas. Várias discussões foram realizadas na Semusa e na Sempla para que houvesse um acordo amigável para combater a praga de mosquitos.
“Do Joana D´Arc até a região de Abunã, todas as comunidades reclamam da mesma coisa: a quantidade de mosquitos. Essas comunidades hoje vivem algo inusitado que nunca ocorrera antes. E olha que estamos falando de populações que vivem na mesma região há mais de 50 anos. É um verdadeiro caso de saúde pública que está exigindo um esforço concentrado do poder público e da iniciativa privada”, comentou Bengala.
A borrifação começou esta semana em Mutum-Paraná e vai chegar as outras comunidades nas próximas semanas. Durante dois meses as equipes de agentes de controle de vetores da Semusa e o pessoal contratado pelas usinas estarão percorrendo essas comunidades para controlar a epidemia que se alastra por toda a região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!