Bengala assume com as bênçãos do Senhor - Por Valdemir Caldas

Aparentemente, todos estão torcendo pelo sucesso de Bengala. O perigo reside em saber até quando essa enxurrada de otimismo resistirá às tentações da carne. Na dúvida, convém que o novo presidente comece, desde já, pedindo ao Senhor Deus que o conduza na

Bengala assume com as bênçãos do Senhor - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Poucas vezes se mencionou tanto o nome de Deus, numa solenidade de posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Velho,  quanto na que assumiu quinta-feira (1), tendo como presidente Jurandir Rodrigues de Oliveira, ou, simplesmente, Bengala (PT); José Iraci Macário de Barros (1º Vice-Presidente); Cláudio Hélio de Sales, o Cláudio da Padaria (2º Vice-Presidente); Ana Maria Negreiros, Édimo Ferreira Pinto – Dim Dim –, e Carlos Alberto de Lucas, o popular Chico Lata, como primeiro, segundo e terceiro secretários, respectivamente, eleitos para o biênio 2015/2016. Até quem nunca foi afeito às coisas do Criador, resolveu invocá-Lo.

“Que o Senhor ilumine o presidente Bengala”. “Que o Criador o abençoe”. “Que Deus o proteja”. “Que Deus faça isso”. “Que Deus faça aquilo”. Essas foram algumas frases repisadas pela maioria dos oradores.

O representante do prefeito Mauro Nazif (que não deu o ar da graça), secretário de administração Mário Medeiros, aproveitou a oportunidade para revelar seus dotes religiosos, até então desconhecidos.

Depois da palavra Deus, o substantivo harmonia veio em segundo lugar. “Executivo e Legislativo precisam trabalhar em harmonia, cada um desempenhando o seu papel”. “Que a nova Mesa seja harmoniosa”. “Que haja harmonia entre os membros desta Casa”. E assim por diante.

Não se tem dúvida de que Bengala vai realmente precisar da ajuda Celestial para tentar conciliar tantos e tão difusos interesses, a começar pelo que fazer com mais de quinhentos e oitenta cargos e funções de confiança, distribuídos entre diretorias e assessorias parlamentares, contra cento e vinte servidores efetivos. Nem precisa dizer o quanto isso representa na folha de pagamento.

Tanta gente, num espaço tão pequeno, já despertou a atenção do Ministério Público do Estado (MPE/RO), que ajuizou Ação Civil Pública contra o Poder Legislativo, obrigando-o a abrir concurso público e, assim, reduzir o excesso de comissionados.

Há dois anos sem receberem reajuste salarial acima da inflação, os servidores da Casa fecharam 2014 decepcionados e apostam todas as suas fichas na administração Bengala, que, certamente, não vai querer concluir seu mandato e partir para uma reeleição tendo que enfrentar, além de adversários rancorosos, a ira da categoria.

Aparentemente, todos estão torcendo pelo sucesso de Bengala. O perigo reside em saber até quando essa enxurrada de otimismo resistirá às tentações da carne. Na dúvida, convém que o novo presidente comece, desde já, pedindo ao Senhor Deus que o conduza na sua difícil empreitada.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS