Eleições 2014 - Presidente do TRE desafia candidatos ao governo RO em ato cívico pela Ética na Política

Na oportunidade, o desembargador Péricles Moreira Chagas, Presidente do TRE-RO, enalteceu a iniciativa da OAB/RO, que tradicionalmente procura reunir os postulantes aos cargos do executivo estadual visando firmar um pacto em favor da ética. Registrou que

Eleições 2014 - Presidente do TRE desafia candidatos ao governo RO em ato cívico pela Ética na Política

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO) na noite de terça-feira (26), com a participação de todos os candidatos que disputam o cargo de governador do estado de Rondônia.

Na oportunidade, o desembargador Péricles Moreira Chagas, Presidente do TRE-RO, enalteceu a iniciativa da OAB/RO, que tradicionalmente procura reunir os postulantes aos cargos do executivo estadual visando firmar um pacto em favor da ética. Registrou que ações em busca de eleições limpas, com lisura na disputa, é uma causa que o TRE rondoniense tem buscado também, como a campanha “Vote Certo, Vote Consciente”, que será lançada no próximo dia 30.

Ainda durante sua fala, fez um alerta para a previsão declarada de um vultoso gasto com as campanhas, comparando a carência da sociedade rondoniense nas áreas principais: saúde, educação e segurança.

Após as considerações das autoridades públicas presentes, cada candidato, durante 10 minutos, pôde falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o estado, tempo delimitado para as apresentações. Por ordem de sorteio, os candidatos Jaqueline Cassol (PR), Expedito Júnior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL), utilizaram o tempo para explanar seus planos de governo.

Depois de cada explanação, os candidatos foram submetidos a uma rodada de perguntas elaboradas pelas entidades parceiras do evento e por comissões da Seccional.

Também por ordem de sorteio, os representantes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Berenice Tourinho, do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Rodrigo Almeida, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea), Anderson Sá Marquioro, da Comissão de Direitos Sociais e Estudos Constitucionais da OAB/RO, Vinícius Valentin Raduan Miguel e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO, Gustavo Dandolini, fizeram uma pergunta sobre educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e cidadania, as quais os candidatos, por ordem de sorteio, tiveram cinco minutos para responder.

Após ouvir o pronunciamento dos governadoráveis, o presidente do Tribunal afirmou que “está otimista, pois, segundo as promessas e compromissos firmados pelos postulantes, parece que todos os problemas sociais estarão resolvidos na próxima gestão”.

Ao final, lançou um desafio aos candidatos: para que abracem a campanha pelo voto limpo idealizada pelo TRE e coloquem na propaganda do horário eleitoral gratuito as peças publicitárias do Tribunal (mensagens sobre conscientização do eleitor para a valorização do voto) que visam o mesmo objetivo da OAB com o termo de compromisso assinado no ato cívico.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS