PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

PROPAGANDA IRREGULAR - PRE ajuíza representações contra dois candidatos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Procuradoria acionou dois candidatos por propaganda irregular. Coronel Ênedy não indicou a legenda partidária em seu jingle e Marcelo Bessa afixou placas acima do limite permitido pela legislação eleitoral.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia ajuizou representações contra o candidato a deputado estadual Coronel Ênedy e o candidato a deputado federal Marcelo Bessa por propaganda eleitoral irregular. Os casos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que poderá atender ao pedido da PRE e determinar a retirada imediata das propagandas.
As duas propagandas irregulares foram informadas por eleitores através do aplicativo WhatsApp da PRE - (69) 9231-3664. Coronel Ênedy, candidato pela coligação “Rondônia no Caminho Certo 2”, fez jingle sem indicação da legenda partidária, fato que desrespeita a Lei Eleitoral.
Já o candidato pelo Partido do Movimento Democrático do Brasil (PMDB), Marcelo Bessa, afixou duas placas de propaganda política no muro de uma casa de esquina, em Porto Velho. De acordo com a PRE, as placas ficavam uma ao lado da outra, causando efeito visual de outdoor. Com isso, a dimensão excede o limite de quatro metros quadrados, sendo caracterizada propaganda irregular.
Para a PRE, as placas que excedam o limite estabelecido pela Lei Eleitoral e que se assemelhem a outdoor, independente de ser comercializada ou não, devem ser retiradas, sob o risco de pagamento de multa no valor aproximado de cinco a 15 mil reais. A veiculação de propaganda eleitoral por meio de fixação de placas em bem particular prejudica a igualdade e o equilíbrio na disputa eleitoral.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS