ELEIÇÕES 2014 - PRE pede apoio para fiscalização de cavaletes

Órgãos de trânsito podem auxiliar no monitoramento de cavaletes que estão atrapalhando a visibilidade dos motoristas em cruzamentos e canteiros centrais

ELEIÇÕES 2014 - PRE pede apoio para fiscalização de cavaletes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) esteve reunida, na última sexta-feira, 15 de agosto, com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) e agentes fiscais de trânsito de Porto Velho para solicitar apoio na fiscalização, apreensão e retirada imediata de cavaletes colocados em rotatórias, calçadas e canteiros centrais e que podem atrapalhar o fluxo de pessoas ou de veículos.

Para a PRE, esse apoio é importante para unir forças e combater as irregularidades na propaganda eleitoral. A PRE enviou ofício à Semtran para formalizar o apoio, bem ainda à Polícia Rodoviária Federal, com pedido idêntico, no tocante ao monitoramento das rodovias federais.
De acordo com a legislação, não será permitido objeto de propaganda em locais que atrapalhem o fluxo de veículos e de pedestres. Os cavaletes só são autorizados em horários entre às 6h e 22h.
Fiscalização
Após denúncia, a equipe da PRE realizou, na última sexta-feira, vistoria no Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia (Sindsaude) e constatou a existência de veículo plotado com propaganda política no estacionamento. A PRE acionou o presidente em exercício do Sindicato e o orientou a cessar qualquer propaganda eleitoral dentro da unidade, sob risco de sofrer penalidades.
No mesmo dia, a PRE se dirigiu à Coordenadoria de Regularização Fundiária Urbana, onde ressaltou a proibição de propaganda eleitoral dentro do órgão. Após conversa com a responsável pelo órgão naquele momento, reuniu todos os servidores para uma orientação geral sobre proibições existentes no ano eleitoral.
Orientação
Ainda na sexta-feira, a equipe da PRE compareceu à Vila Santa Marcelina, na BR- 364, para prestar esclarecimentos sobre práticas proibidas naquele espaço, principalmente relacionadas a veículos plotados. No local, funcionam uma escola e um hospital e, por conta disso, é considerado de uso público.
Na visita, a PRE orientou que veículos plotados que estejam transportando idosos ou pessoas em busca de atendimento hospitalar não devem ser impedidos de entrar no local; porém, a diretoria pode buscar maneiras de minimizar a propaganda no local, oferecendo estacionamento alternativo, onde não haja ampla visibilidade do público. Orientou, ainda, a instalação de placas com aviso acerca da proibição da propaganda eleitoral no estacionamento principal da entidade. A visita foi solicitada pelo Hospital Santa Marcelina.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS