Os números do IBOPE devem ter causado um tremendo reboliço no ninho dos tucanos.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O resultado de pesquisa de preferência do eleitorado rondoniense para o governo, realizada pelo IBOPE e divulgada pela TV Rondônia, sábado (9), aponta uma leve diferença entre os candidatos Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB), 28% e 27%, respectivamente.
Chama a atenção o paradoxo da opinião dos eleitores em relação à administração Confúcio. Apesar da rejeição significativa ao candidato peemedebista, sua administração colhe opinião favorável entre parcela expressiva da população: 38% dos entrevistados consideraram seu governo ótimo e bom, enquanto 38% o julgaram regular.
Os números do IBOPE devem ter causado um tremendo reboliço no ninho dos tucanos. Resultados de pesquisas anteriores, realizadas por institutos locais, mostravam a supremacia de Expedito sobre Confúcio. Seria o efeito do programa habitacional executado pelo governo do estado?
Segundo alguns analistas políticos de plantão, Confúcio cresceu alguns pontos percentuais depois do sorteio de famílias beneficiadas pelo programa Morada Nova (parte estadual do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal).
Eis ai um problema para o qual os marqueteiros eleitorais de Expedito precisam, desde já, voltar suas atenções. Não é por demais repisar, contudo, que o eleitor não está interessado em lavagem de roupa suja, nem assistir a espetáculo recheado de baixarias, no horário de propaganda eleitoral, mas sim em conhecer as propostas e as ideais dos candidatos.
E nisso que a equipe de conselheiros políticos de Expedito precisa se concentrar se realmente deseja virar o placar do jogo, embora haja quem acredite que o início da campanha pela televisão pouca ou quase nada influenciará na posição dos concorrentes. Mas se optar em sair atirando para todos os lados contra a administração Confúcio, o resultado poderá ser desastroso para o tucano.
PS:“A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) sob o protocolo Nº RO- 00025/2014. A Contratante é a Rádio TV do Amazonas Ltda” (fonte G1/RO – Tudo Rondônia).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!