Presidente do TRE-RO destaca o alto custo de uma eleição
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última sexta-feira (25), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Péricles Moreira Chagas (foto), fez a abertura do evento direcionado às Eleições 2014, organizado pela OAB Seccional Vilhena, na Câmara de Vereadores do município de Vilhena, dando boas-vindas a todos os presentes.
Após, falou sobre vários pontos de destaque no pleito eleitoral desse ano, ressaltando que o objetivo da Justiça Eleitoral é transmitir transparência sobre as próximas eleições e também fornecer ao eleitor esclarecimentos sobre a conduta dos candidatos, dos direitos e deveres do eleitorado e por fim. Apresentou valores sobre os gastos que o país terá até o próximo dia 5 de outubro, que chegarão a 65 bilhões.
Segundo o Desembargador, o país tem a melhor eleição do mundo, quando o quesito é apuração de votos, agilidade na divulgação e transparência, porém, peca e muito quando se trata de consciência política. Toda esta mobilização, tecnologia, logística e fiscalização do período eleitoral vão custar esse ano cerca de 750 milhões de reais. Moreira Chagas ainda ilustrou os gastos: “Em notas de cem reais enfileiradas daria pra dar a volta ao mundo três vezes e em moeda, teria o peso de dez titanic”.
Juntando os gastos dos candidatos com o da justiça eleitoral e outros custos envolvidos no processo, o país pagará quase 65 bilhões de reais para escolher seus novos legisladores, governadores e presidente da República. Em Rondônia, a estimativa de gasto do TRE é de 4,1 milhões, destacou o presidente.
O ex-membro da Corte Eleitoral de Rondônia, advogado Juacy dos Santos Loura Júnior, também palestrou no evento. Apresentou aos presentes as consequências sobre crimes eleitorais, e lembrou que eles podem ser aplicados tanto para o candidato como para o eleitor. “Quem vende o voto pode ser punido e quem compra também”. Juacy falou ainda sobre o voto consciente, anulação de votos e sobre a importância de conhecer as propostas dos candidatos.
REUNIÃO COM JUÍZES DO CONE SUL
Na manhã de sábado (26), o presidente do TRE-RO reuniu-se com os juízes das zonas eleitorais do cone sul para deliberar sobre a situação atual do TRE devido às cheias do Rio Madeira, debateram ainda sobre as estratégias para o pleito eleitoral de 2014, segurança das eleições e publicidade do combate à venda de voto e contrapor o incentivo ao voto nulo e branco.
Na reunião estavam presentes os juízes Fabrízio Amorim de Menezes (Vilhena), Eli da Costa Júnior (Colorado do Oeste), Wilson Soares Gama (Pimenta Bueno), Wanderlei José Cardoso (Espigão do Oeste) e Roberta Cristina Garcia Macedo (Cerejeiras).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!