Caminhada será no próximo domingo, dia 20, no Espaço Alternativo.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) e o Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizam no próximo domingo, 20 de julho, a 'Caminhada Por Uma Disputa Justa'. A iniciativa tem o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ocorrerá no Espaço Alternativo, em Porto Velho, com concentração às 16h.
Na caminhada estarão presentes a procuradora regional eleitoral, Gisele Bleggi Cunha, o assessor-chefe, Marcelo Xavier, servidores e estagiários da PRE, bem como acadêmicos de Direito da Unir. A ideia da caminhada é levar à população informações sobre condutas proibidas no ano eleitoral e orientá-la sobre como denunciar irregularidades eleitorais.
Os frequentadores do Espaço Alternativo poderão visitar a tenda da PRE no local e esclarecer dúvidas, além de receberem informações sobre compra de votos, o uso da máquina administrativa, propaganda eleitoral irregular, abuso de poder, entre outros. No ato será distribuído material de educação eleitoral, como folders e cartilhas. O foco da caminhada é alertar para que o processo eleitoral tenha igualdade e equilíbrio na disputa entre os candidatos.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@prro.mpf.gov.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Poto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!