TRE e TJ realizam curso de atualização da legislação eleitoral

TRE e TJ realizam curso de atualização da legislação eleitoral

TRE e TJ realizam curso de atualização da legislação eleitoral

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) encerram na tarde desta sexta-feira a primeira etapa do Curso de Direito Eleitoral preparativo às eleições deste ano. O Curso foi ministrado nesta quinta e sexta-feira, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça e faz uma abordagem crítica e analítica das alterações jurisprudenciais e das novas leis, tendo como objetivo principal elevar a competência técnico-profissional de magistrados, promotores e servidores da Justiça Eleitoral.
O conteúdo programático do curso de Direito Eleitoral é composto de temas como elegibilidade, inelegibilidade, propaganda eleitoral, captação ilícita de sufrágio, condutas vedadas aos agentes públicos, prestação de contas, reforma política, financiamento de campanha e duas oficinas de trabalho. O mesmo conteúdo será apresentado na segunda etapa do curso, em Cacoal, nos dia dois e três.
Nesta primeira etapa aplicada na quinta e sexta-feira o curso foi destinado aos juízes, promotores eleitorais e servidores da Justiça eleitoral das Comarcas de Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Machadinho, Buritis e Jaru. Na segunda etapa, a ser ministrada nos dias dois e três de julho, em Cacoal, serão contemplados servidores e juízes das Comarcas de Colorado, Vilhena, Cerejeiras, Pimenta Bueno, Alta Floresta, Nova Brasilândia, Costa Marques, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Espigão do Oeste e Cacoal.
Para o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia, juiz José Jorge Ribeiro da Luz, o objetivo de debater as normas de direito eleitoral, sobretudo as mudanças que impactarão nas eleições deste ano, está sendo alcançado. “Os magistrados e serventuários da Justiça Eleitoral devem estar afinados com a nova legislação e com as mudanças introduzidas através de resoluções do Tribunal Superior Eleitoral e é para isso que a EJE está aplicando este curso”, reitera José Jorge.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Moreira Chagas conceitua o curso como um evento de magnitude ímpar, por proporcionar aos participantes a possibilidade de sanar possíveis dúvidas quanto à legislação vigente e suas alterações. “A Justiça eleitoral está consciente de seu papel e, por isso, estamos apoiando a realização de cursos como este, porque enriquecerá o repertório de juízes e servidores para a grande tarefa que se constitui as eleições gerais deste ano”, concluiu Moreira Chagas.
De acordo com o magistrado João Valério Neto, da Comarca de Presidente Médici, que em função de compromissos assumidos anteriormente antecipou sua participação, o curso se constitui em importante contribuição aos magistrados das Comarcas do interior. “O principal aspecto que destaco é com relação à propaganda política eleitoral”, disse Valério.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS