Após a eleição a candidata do PSDB desapareceu das ruas de Porto Velho, sendo vista apenas em cartazes de felicitações de final de ano e mensagens em emissoras de rádio, tudo em parcerias realizadas através da influencia e dinheiro de seu pai Aparício.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Personagem marcante no último pleito eleitoral, onde ficou em terceiro lugar nos votos para o comando da prefeitura de Porto Velho, a ex-vereadora, Mariana Carvalho (PSDB), está de volta ao cenário politico rondoniense de onde sumiu logo após o pleito. Até estes dias, Mariana Carvalho era vista apenas em cartazes de felicitações de final de ano e mensagens em emissoras de rádio, tudo em parcerias realizadas através da influência e dinheiro de seu pai Aparício. Enquanto isso, fazia residência médica em São Paulo, em detrimento ao seu estado.
O conglomerado de empresa da família Carvalho comprou um espaço nas tardes de domingo na Rede TV Rondônia, emissora afiliada da Rede TV! para veicular o programa de televisão “Mariana Carvalho com Você”, produzido e dirigido pela TV Porto Velho, empresa de propriedade do pai de Mariana, o multi-empresário Aparício Carvalho.
Porém, o que chama atenção é que o programa parte da ideia que se preocupa mais em vender a imagem do nome e sobrenome de Mariana Carvalho do que com a proposta de levar comunicação e entretenimento aos telespectadores, o que é a função de uma produção audiovisual televisiva.
Mariana Carvalho já foi declarada pelo seu grupo político como pré-candidata a deputada federal, aliás, a candidatura de Mariana à prefeitura de Porto Velho era parte do projeto que visa uma cadeira para a jovem política no Congresso Nacional.
Por isso o terceiro lugar de Mariana foi tão comemorado pela sua ala de apoio, que considerou a campanha como “vitoriosa”, mesmo não tendo chegado ao segundo turno.
Os temas abordados no programa são muitos parecidos com os mesmos assuntos colocados em programas eleitorais.
Diferente de muitos candidatos que precisam se desdobrar para conseguir alguns segundos na televisão, Mariana tem minutos preciosos poucos meses antes do período eleitoral.
De acordo com um relatório levantado pelo Ministro aposentado do Tribunal Superior eleitoral, “... configura-se abuso de poder econômico a ampla divulgação, em programa de televisão apresentado por candidato.... O requisito da potencialidade, para fins de caracterização do abuso do poder econômico, deve ser aferido diante da possível influência do ilícito no resultado do pleito, suficiente para desequilibrar a disputa entre os candidatos”, ou seja, o candidato que desequilibra a eleição favorecendo-se de seu poder econômico deve ter atos analisados pela Justiça Eleitoral.
Utilizando-se da influência e dinheiro dos empreendimentos de sua família para manter-se na mídia pouco antes da campanha, Mariana já parte na frente de candidatos mais humildes que precisarão se desdobrarem para terem suas propostas ouvidas pelos eleitores.
Comprando espaço em televisão e apresentando um programa Mariana Carvalho acumula mais uma profissão, além de advogada e médica, agora é apresentadora de TV.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!