Visando atender ás demandas por melhores condições de trafegabilidade nas estradas vicinais, e o acesso às propriedades dos agricultores na comunidade de Marco Azul no município de Porto Velho, a deputada estadual Epifânia Barbosa (PT), indicou ao Poder Executivo Estadual, a necessidade de patrolamento e encascalhamento das linhas C-80 e C-85.
Marco azul é uma comunidade do município de Porto Velho, formada por migrantes camponeses originários de várias regiões do país que migraram para Rondônia principalmente na década de 70 do século XXI.
De acordo com Epifânia, no período chuvoso essas linhas alagam, formando grandes atoleiros, dificultando o acesso dos agricultores para o escoamento da produção agrícola em Porto Velho. Outro problema enfrentado pelos moradores da comunidade do Marco Azul é na locomoção dos alunos até as escolas, lembrando que as linhas dão acesso direto a todas as demais linhas e municípios próximos da localidade, por conta da intensidade no trafego precisa de uma atenção especial, explica a deputada.
Em sua justificativa, a parlamentar esclarece que a propositura irá atender uma comunidade que tem grande importância para o desenvolvimento agrícola do estado. “Essas linhas rurais tem um grande trafego de automóveis de pequeno e grande porte, a recuperação da mesma irá garantir um melhor acesso aos municípios da região, contribuindo na qualidade de vida dos moradores, gerando desenvolvimento ao comércio local, aos agricultores e pecuaristas facilitando ainda o fluxo de veículos no transporte de alimentos e dos estudantes da comunidade do Marco Azul”, finalizou a deputada Epifânia.
A indicação seguiu com cópia ao Departamento de Estradas e Rodagens de Transporte (DER), para que sejam tomadas as providências necessárias.