Tramita na Câmara Municipal de Porto Velho, projeto de lei apresentado pelo vereador Léo Moraes (PTB) que autoriza o Poder Executivo a implantar Esporte Paralimpico nas escolas da Rede Municipal de ensino.
A matéria prevê a criação do Projeto Esporte Paralímpico na Escola com finalidade de proporcionar aos alunos com deficiência matriculados na rede pública de ensino do município a prática de esportes em uma ou mais modalidades do Comitê Paralímpico Brasileiro ( CPB).
Pelo texto, a participação dos alunos com deficiência será facultativo com autorização do seu responsável e condicionamento a exame médico especializado que ateste suas aptidões.O projeto será desenvolvido por profissionais de Educação Física capacitado e o texto prevê parcerias com instituições públicas ou privadas especializadas em esportes para pessoas com deficiência.
Segundo Léo Moraes, a sua proposta segue a tendência da era da inclusão social. "Nosso objetivo é incluir futuramente esses novos atletas nas paralimpiadas oficiais, visando além da inclusão social, uma nova forma de sustentabilidade por meio de patrocínios", justificou o petebista que apresentou na sua propositura informações sobre a melhoria da qualidade de vida que os estudantes terão com o esporte.
O líder do PTB destacou que além dos benefícios fisiológicos que a atividade física proporciona, o principal objetivo está relacionado com o restabelecimento da autoestima, e consequentemente, a diminuição da depressão provada pelo impacto da nova realidade que se apresenta para a pessoa portadora de deficiência nos casos de lesão adquerida.