A vereadora Ana Maria Negreiros que participa ativamente das discussões em prol dos dentistas que trabalham pelo município participou na tarde de quarta-feira (30/04) de uma rodada de reunião com o prefeito Mauro Nazif e o secretário municipal de saúde (Semusa) Domingos Sávio, o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Hailton Cavalcante, dentistas e técnicos de saúde bucal para tratar das mudanças que devem ocorrer no programa Dentista na Escola para se adequar segundo o secretário da Semusa as normativas do Ministério da Saúde (MS). O programa existe há mais de 20 anos e já atendeu centenas de crianças dentro das escolas.
Ana Maria conduziu a reunião para que o secretário pudesse esclarecer aos servidores sobre os critérios que serão utilizados para esta readequação. “Atualmente 12 dentistas que estão à disposição da Semed deverão retornar ao quadro de servidores da Semusa para se cumprir determinação do MS. Eles serão inseridos nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) que estão sem dentista”, explicou Ana.
A vereadora esclareceu ainda que os odontólogos que já trabalham nas áreas cobertas pelo PSF e pertencem à Semusa continuarão em suas escolas de origem e atenderão além dos alunos, também a comunidade.“Os odontólogos estavam preocupados, sobretudo com a possibilidade da descontinuidade dos atendimentos principalmente com as crianças portadoras de necessidades especiais”, disse.
Nesta segunda-feira (05/04), aconteceu mais uma rodada de reunião entre o CRO, o presidente do Sindicato dos Dentistas de Rondônia (Sinderon) a vereadora Ana Maria, técnicos da Semusa e dentistas para tratar da lotação dos dentistas nas unidades de saúde bem como, nas escolas municipais. Segundo o presidente do CRO, Hailton todos os dentistas devem estar lotados no PSF próximo às escolas que já trabalham.
Ana Maria que tem trabalho reconhecido em prol da classe ao qual também pertencente destaca como positivo a união do Conselho, sindicato e os dentistas frente as suas reivindicações. “O importante é estamos todos unidos em busca de soluções para sanar as dificuldades e continuar executando um dos mais importantes programas e que atende centenas de crianças”, observou Ana.
A parlamentar é autora de um importante projeto de lei que autoriza o município a contratar dentista para trabalhar nas escolas da rede pública.