Parlamentar quer a identificação e punição dos responsáveis e indenização das perdas.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Sid Orleans participou nesta quinta-feira (20), de audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa (ALE) de Rondônia para discutir a maior enchente da história do rio Madeira. O parlamentar apresentou alternativas para amenizar o desastre ambiental que se instalou no município de Porto Velho.
Orleans apresentou o relatório dos estudos hidráulicos e de sedimentos realizado em 2007, contratado pelo Ministério de Minas e Energia e realizado pelo consultor internacional, Sultan Alam.
Segundo o vereador, vários aspectos do estudo não foram executados, tais como a quantidade de turbinas implantadas na Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, que seriam de 30, mas atualmente funciona com 44. Ainda conforme Orleans, o projeto das usinas foi proposto de forma diferente da atual.
O vereador também destacou que a Agência Nacional de Águas (ANA) tinha indicado uma vazão máxima de 29.959 metros, mas atualmente a vazão é de mais de 43 mil metros cúbicos por segundo.
“Eu espero que esta audiência não seja apenas um palco político, mas que esta casa e com certeza a Câmara de Vereadores tomem atitudes e denunciem porque é o que eu vou fazer. A população atingida precisa ser ressarcida pelas perdas econômicas e sociais. O Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia pode nos apresentar este laudo e os responsáveis diretos e diretos precisam arcar com estes prejuízos, inclusive os Poderes Públicos Municipal, Estadual e Federal”, desabafa o Parlamentar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!