O deputado Maurão de Carvalho (PP), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, propôs a transformação do município de Porto Velho, capital do Estado, em estância turística. Projeto de lei complementar com essa finalidade foi apresentado no Parlamento Estadual e já está em análise nas comissões técnicas do Poder Legislativo.
Ao justificar a proposição, Maurão de Carvalho narra toda a origem de Porto Velho, observando que a localidade foi fundada no século passado, estimulada pela construção da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Cita ainda que a capital de Rondônia, que já foi Território Federal, tem grande potencial turístico a ser explorado e ainda oferece pouco para quem vem das grandes capitais do País. “Porto Velho ainda não ganhou as telonas, mas a região já foi tema da minissérie ‘Mad Maria’, produção global, de 2005, ambientada nos difíceis anos da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”, observa o vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Atrativos turísticos naturais e atrativos turísticos históricos também estão elencados na proposição do deputado Maurão, com destaque para a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Cemitério da Candelária, Arquidiocese, as três caixas d’águas, igreja do Catedral do Sagrado Coração de Jesus, igreja de Santo Antônio, Palácio Presidente Vargas, Museu Ferroviário e Casa da Cultura Ivan Marrocos, bem como Teatro Municipal Banzeiros, Teatro do Sesc, Teatro do Sest-Senat, Shopping, entre outros. A Expovel, peça teatral O Homem de Nazaré, festivais de músicas, micaretas e Arraial Flor do Maracujá são citados como eventos de grande repercussão.
“Porto Velho merece ser reconhecido como estância turística. Tem todos os atributos na área do turismo e não deixa desejar a nenhuma capital do nosso País. Acredito que os nobres deputados irão aprovar nossa ideia porque visa a maior valorização deste município que é a capital do Estado de Rondônia”, finaliza Maurão de Carvalho na exposição de motivos para o reconhecimento pela Assembleia Legislativa.