POLITICA E PODER - Roberto Kuppê
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
MAIS MÉDICOS
Que venham os cubanos, argentinos, espanhóis, portugueses. E quiçá viessem também médicos suecos, dinamarqueses e noruegueses. Eles estão chegando aos poucos e em breve ocuparão o vácuo deixado por médicos brasileiros que tem ojeriza à pobre e a lugares inóspitos. Os cubanos ao desembarcar, deixaram claro de que não estão vindo por dinheiro, e sim para ajudar a população pobre e desassistida do Brasil. Aliás, os cubanos nem precisavam enfatizar que não é pelo vil metal. Em Cuba eles ganham pouco mais de 100 dólares por mês para exercerem a medicina, já que é um país comunista.
MAIS MÉDICOS 2
Começa hoje, segunda-feira, o processo de avaliação e acolhimento de todos os médicos com diploma estrangeiro e sem revalidação que vão atuar por três anos em regiões carentes, como municípios do interior e periferias das grandes cidades, pelo Programa Mais Médicos. Os 644 profissionais que vão atuar na primeira fase desembarcaram entre sexta-feira (23) e sábado (24) em oito capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza, onde terão aulas em universidades federais sobre saúde pública e língua portuguesa.
MAURO BARROS
Já passam de seis anos do brutal assassinato do fazendeiro Mauro Barros, em plena via pública de Porto Velho. A solução está longe de ser alcançada por envolver figurões do meio político empresarial. A viúva continua na fazenda do marido assassinado. Casou com um baiano que toca as terras deixadas por Mauro Barros.
JOVENS
Dezenas de jovens morrem toda semana em Porto Velho por motivos banais. Nota-se pelo que diz a imprensa, que a maioria das mortes é motivada por “acertos” de contas oriundas de desavenças com o tráfico de drogas. Uma pena que a maioria destas mortes poderia ser evitada se houvesse um programa de inserção de jovens em situação de risco ao mercado de trabalho.
CULTO POLÍTICO
Recente reunião do DEM em Cacoal mais pareceu um culto evangélico do que um encontro político. O evento aconteceu dentro da Igreja Batista Videira e teve os trabalhos dirigidos pelo pastor Edson dos Santos que enfatizou que a igreja “deve se manter a distância das questões políticas”. Totalmente incoerente, o pastor desandou a discursar como se estivesse num culto e falando a fiéis. Dentre os presentes, um constrangido José Bianco, que é presidente estadual do DEM. A verdade é que a igreja tem se metido em política e produzido maus políticos.
PESQUISA
Uma pesquisa feita pelo Datafolha revelou que os políticos ligados a igrejas evangélicas tem uma pior fama entre a população do que aqueles ligados à Igreja Católica. 17% das pessoas entrevistadas pela pesquisa afirmam os políticos que têm alguma ligação com denominações evangélicas são piores do que os demais. Realizada no mês de junho, a pesquisa ouviu 3.758 pessoas em 180 municípios brasileiro, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
DESEMPENHO
Segundo estudos, a bancada evangélica é a mais ausente, inexpressiva e processada. Dados do Transparência Brasil indicam que da bancada evangélica, todos os deputados que a compõe respondem processos judiciais; 95% da referida bancada estão entre os mais faltosos; 87% da referida bancada estão entre os mais inexpressivos do DIAP; na última década não houve um só projeto de expressão, ou capaz de mudar a realidade do país, encabeçado por um parlamentar evangélico. A maioria é ligada ao PSC do Marcos Feliciano e ao PTB do Nilton Capixaba.
NATAN
Só faltou incluir nos estudos que existe um deputado federal evangélico preso, condenado a 13 anos de prisão, Natan Donadon (expulso do PMDB). Falando no “irmão” defensor da “família”, será nesta quarta a votação da cassação em plenário do mandato dele. A expectativa é de que ele seja cassado pela maioria absoluta dos votos. Segundo Daniel Lelis, fonte deste colunista na Câmara, na última reunião da CCJ os deputados estavam muito constrangidos com a situação, chegando a dizer que a “Câmara dos Deputados está sangrando com este caso”, se referindo à condição de um deputado preso na Papuda e ainda exercendo o mandato.
DESORDEM
Impressionante a desordem nas principais vias públicas da Capital, Porto Velho. Carros estacionados em locais proibidos e comerciantes privatizando estacionamentos que deveriam ser públicos. Com a palavra a Semtran.
MARCHA PELA VIDA
O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-INF) promove na próxima sexta, no dia 30 de agosto, mais uma edição da Marcha pela Vida. A concentração para início da caminhada será às 16 horas, na Praça Aluísio Ferreira, passando pelas ruas centrais de Porto Velho com previsão de chegada à Praça Madeira Mamoré, onde serão realizadas diversas atividades culturais.
MARCHA PELA VIDA 2
Em 2013, a Marcha pela Vida terá novamente como parceiro o Tribunal Regional Eleitoral, com o objetivo de dar o enfoque do voto consciente. Outra demanda que novamente será incentivada, em razão do alto índice de acidentes de trânsito, será a importância da Direção Defensiva, tendo a parceria do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN). A marcha contará com a participação da Banda de Música da Polícia Militar, Grupo Kids da Igreja Metodista Wesleyana – Dança e show de pirofagia; boneco “Didico”, manuseado pela artista bonequeira “Vavá de Castro”, do Detran; Grupo EPA – Ei, Pare, Atenção! – apresentação de peça teatral, durante e ao final da marcha, e animação de Tico Marinheiro, profissional do SESC RO. Alguns órgãos também já confirmaram presença, a exemplo do Detran, TRT14, TRE, MPF, TJ, TCE, DPE, Governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho. Estão colaborando ainda com a divulgação da caminhada o Sindicato dos Bancários, Associação Comercial, Colégio Adventista, Academia Inove Fit, SESC, Sindicato das Escolas e Faculdades Particulares, Arquidiocese de Porto Velho, Igreja Wesleyana e Porto Velho Shopping.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!