Corregedoria do TRE-RO avalia produtividade dos Cartórios Eleitorais
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o objetivo de visualizar de forma mais detalhada e abrangente o desempenho dos 35 Cartórios Eleitorais do Estado de Rondônia, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) desenvolveu sistema que possibilita acompanhar em tempo real a desenvoltura cartorária da Justiça Eleitoral rondoniense.
O chefe da seção de direitos políticos, analista judiciário Alexandre Gonçalves Oliveira, foi o responsável pela concepção do modelo de controle e pelo desenvolvimento do novo sistema.
Segundo o analista Alexandre Gonçalves, o sistema está em fase de maturação e possivelmente sofrerá ajustes, inclusão de parâmetros, entre outras ações visando enxergar com mais clareza o grau de eficiência dos Cartórios.
Baseado em critérios objetivos de eficiência e celeridade foi criado o ranking dos Cartórios Eleitorais mais produtivos de Rondônia, disponibilizado na intranet, na página da Corregedoria. A CRE já estuda a forma de colocar tais informações à disposição na internet, para acesso público.
Os parâmetros utilizados para análise do desempenho e obtenção do ranking classificatório das Zonas Eleitorais são:
A quantidade de documentos pendentes de recebimento no sistema (soma dos dias/número de documentos);
Processos parados há mais de 30 dias;
Decisões registradas com mais de três dias, contados da data da sentença;
Taxa de congestionamento de processos;
Percentual de documentos tramitando.
Atualmente as três Zonas Eleitorais mais bem colocadas são, respectivamente, a 27ª ZE de Jaru, a 30ª ZE de Ji-Paraná e a 13ª ZE de Ouro Preto do Oeste. O ranking é atualizado de forma on-line, uma vez que é alimentado pelo próprio sistema de acompanhamento de documentos e processos (SADP).
No mesmo software há um campo específico com indicadores para controle do cumprimento das Metas do Conselho Nacional de Justiça.
Vale destacar que periodicamente a Corregedoria realiza correições nos Cartórios Eleitorais do Estado, com o objetivo de verificar o cumprimento das normas cartorárias.
O corregedor regional eleitoral, desembargador Sansão Saldanha, está em São Luiz, capital do Maranhão, para participar do XXXIV Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral, que ocorre entre os dias 21 e 24 de agosto. Sansão Saldanha irá compartilhar com os corregedores de todo o país o novo sistema, suas funcionalidades e mecanismos de controle.
O corregedor regional é entusiasta das novas tecnologias, tendo partido dele a iniciativa de que o TRE-RO criasse página própria nas principais redes sociais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!