Congresso precisa resgatar o papel de legislar

Congresso precisa resgatar o papel de legislar

Congresso precisa resgatar o papel de legislar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Moreira Mendes (RO), vice-líder do PSD, defendeu que o Congresso Nacional reassuma o papel institucional de legislar. Em reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJC), nessa terça-feira (9), o parlamentar afirmou que o Poder Executivo tem assumido, de maneira equivocada, a função.
 “Precisamos resgatar nossa função. Aqui no Brasil, o Presidente da República legisla mais do que o próprio Congresso Nacional”, afirmou Moreira. “Há uma mania de usurpar os poderes previstos. Precisamos acabar com isso”.
O deputado pessedista considera que o Executivo tem se utilizado de Medidas Provisórias (MP), ato unipessoal do presidente da República com força de lei, sem a participação do Legislativo, para determinar a legislação vigente de diversos setores do país.
Desde 2011, quando Dilma Rousseff assumiu a presidência, foram assinadas 89 MP’s pelo Executivo. Destas, 54 já foram sancionadas.
 Em seu 2º mandato na Câmara dos Deputados, tendo inclusive atuado como senador, Moreira Mendes lembrou também que as Agências Reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), tem extrapolado poderes e legislado sobre os setores que fiscalizam.
“Tenho muito tempo na Casa e nunca vi um decreto legislativo derrubar uma decisão do Executivo. Será que nós estamos sempre errados?”, questionou.
Ao encerrar sua participação na reunião, Moreira pediu apoio aos demais parlamentares para aumentar a participação do Congresso na efetivação das propostas apresentadas em leis.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS