OPINIÃO DE PRIMEIRA – Defensoria preocupada com os direitos de um bandidão - Por Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Defensoria preocupada com os direitos de um bandidão - Por Sergio Pires

OPINIÃO DE  PRIMEIRA – Defensoria preocupada com os direitos de um bandidão - Por Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há algumas coisas relacionadas com a criminalidade e o combate à violência que não se pode compreender, porque fazem parecer que algumas autoridades, ao invés de ajudarem na luta contra o crime, estão é do lado dos bandidos. Um caso ocorrido aqui em Rondônia é de arrepiar os cabelos. E é apenas um exemplo. Um perigo quadrilheiro, traficante, assassino, ladrão foi condenado a 49 anos de prisão. O juiz da Vara de Execuções Penais de Porto Velho determinou que o réu fosse levado ao Presídio Federal de segurança máxima e não para o Urso Branco, onde poderia fugir facilmente. Ah, pra que? A Defensoria Pública da União correu em socorro do bandidão, alegando que o criminoso “não tinha sido ouvido sobre a transferência”. Não é incrível essa preocupação com os direitos de um assassino, líder de quadrilha, organizador de motins, traficante perigoso, mas em momento algum qualquer pensamento sobre os danos que ele, foragido, poderia causar à população ordeira e trabalhadora? Felizmente o ministro Luiz Fux, do STF, não acatou o pedido de deixar o sujeito no Urso Branco e manteve a decisão que considerou o réu como um grande risco para a segurança pública. As informações são oficiais e estão no site do STF. 
É lamentável, mas essa geração vai ter que sofrer nas mãos dessa gente mesmo e não há escapatória. Mas no futuro, quando o Brasil for um país sério e decente e discernir muito bem quem é bandido e quem não é, esses atos repugnantes serão julgados pela História. E se saberá que em algum momento, no passado, autoridades brasileiras se preocuparam muito mais com os direitos humanos dos assassinos e bandidos de todas as espécies do que com suas vítimas. Pena que quando acontecer isso, essa gente não existirá mais, para ser julgada pelos danos irreversíveis que está cometendo contra o país.
 RAUPP NA CÚPULA
Está mesmo por cima o senador rondoniense Valdir Raupp. Presidente nacional do PMDB, ele foi um dos poucos convidados para jantar com a presidente Dilma Rousseff ontem à noite, no Palácio da Alvorada. Na mesma mesa, o ex-presidente Lula; o presidente nacional do PT, Rui Falcão e o vice-presidente Michel Temer, entre outras poucas personalidades da política nacional. Da porta para fora, se fala que o encontro foi para analisar as eleições municipais recém terminadas. Lá dentro, um dos temas foi a eleição presidencial de 2014...
AGORA VAI?
Mesmo com a lei protegendo e protegendo criminosos também no trânsito, merece todos os aplausos o trabalho da polícia, em combater os irresponsáveis que continuam dirigindo depois de encher a cara. No feriadão, mais de uma dezena desses idiotas foi pega só em Porto Velho, com a cara cheia de pinga e ao volante de seus carros. Eles perderam a carteira e os veículos foram apreendidos. Pena que as leis, sempre feitas para proteger quem comete delitos não coloque essa gente na cadeia. Mas o combate aos bebuns já é um começo.
QUASE 40O MILHÕES
A bondade do governo Dilma, cortando impostos para aumentar o consumo, estoura nos municípios e estados. Sem receber os valores previstos tanto do FPE quanto do FPM (impostos estaduais e municipais), governos e prefeituras estão vivendo à míngua. Só para se ter uma idéia da situação, os cofres do governo rondoniense já perderam mais de 350 milhões de reais. E o buraco pode chegar a 400 milhões de reais até o final do ano. O governador Confúcio Moura fez um desabafo público sobre o assunto nesta semana, em Ariquemes. E o fez com toda a razão.
ENFIM, ANDANDO...
Pelo menos já há sinais de luz no final do túnel. Depois de meses de problemas sobre problemas, finalmente as obras de pelo menos um viaduto, o da avenida Jatuarana. O aslfato já está pronto e faltam agora melhorias nas ruas laterais da BR 364. Depois disso, os demais viadutos só vão andar depois que o Dnit começar tudo de novo, ou seja, fazer nova concorrência, contratar novas empresas, ter novos prazos. A Prefeitura devolveu as obras para o departamento nacional. E fez muito bem...
ATÉ NO HOSPITAL!
O abuso dos criminosos está cada vez mais assustador. Agora, como fazem os traficantes e membros de gangues e do crime organizado dos grandes centros, eles também começaram a resgatar presos em hospitais, aqui mesmo em Porto Velho. No final de semana, um bandidão foi resgatado por três asseclas, depois de inventar uma doença e dizer que precisava ser operado. Cenas assim, a que não estávamos acostumados, vão começar a fazer parte do nosso dia a dia, como os assaltos com dinamite nos bancos. E lá por Brasília, continuam os discursos em defesa dos direitos humanos dos bandidos...
CANA E ÁLCOOL
Começa a mudar a estúpida legislação que impedia o cultivo de cana de açúcar na Amazônia. Projeto de lei autorizando o plantio, desde que em áreas já transformadas,ou seja, onde houve derrubadas, é de autoria do senador Flexa Ribeiro será apreciada pela Comissão de Meio Ambiente do Senado. A intenção é ter o plantio em áreas que não representam danos ambientais, até para termos produção de álcool aqui, já que todo o que utilizamos em Rondônia, por exemplo, vem de São Paulo, a um custo muito maior do que se fosse da produção local.
PERGUNTINHA
Quando será marcada a data para a grande festa de colocação das faixas de campeão brasileiro do Fluminense?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS