A 2ª Zona Eleitoral de Porto Velho foi a primeira ZE da capital a realizar treinamento de mesários, no dia 14/09, última sexta-feira e faltando 20 dias para o primeiro turno, a rotina de treinamentos será intensificada em todo o Estado.
Em PVH, por exemplo, as sete zonas eleitorais, somadas, treinarão mais de 3.000 mesários, para atender a demanda os encontros serão realizados de segunda a sexta, com turmas pela manhã e tarde, até o dia 4/10.
Em todo o Estado, aproximadamente 13.000 mesários prestarão serviços honoríficos à Justiça Eleitoral e em caso de 2ª turno na capital (28/09), os mesários serão os mesmo que trabalharão no dia 7 de outubro.
O curso ministrado pela Justiça Eleitoral oferece informações sobre o manuseio da urna eletrônica, procedimentos de atendimento desde a chegada do eleitor a seção até sua saída, situações especiais e todos os atos de encerramento da urna e encaminhamento dos documentos necessários para apuração.
Os mesários de Porto Velho, Candeias, Itapuã, Castanheiras e Colorado do Oeste, serão treinados para operar a urna com tecnologia de reconhecimento por biometria. Nestas eleições, 314.882 eleitores rondonienses votarão utilizando o sistema de reconhecimento por biometria.
Cada uma das 35 Zonas Eleitorais de Rondônia possui autonomia para agendar seus treinamentos e intimar seus mesários. O mesário que tiver dúvidas quanto ao local e horário de seu treinamento pode entrar em contato diretamente com sua Zona. Os contatos telefônicos podem ser obtidos no link http://www.tre-ro.jus.br/institucional/zonas-eleitorais/informacoes-zonas-eleitorais.
Além do treinamento presencial, o TSE criou uma página específica para os mesários http://www.tse.jus.br/hotSites/mesarios/index.html contendo informações básicas sobre o trabalho, legislação eleitoral e vídeos explicativos.