PAPO DE RUA
Para começar, quero registrar o apoio de amigos e leitores para o desentranhamento dos bastidores da política. É saudável a discussão. Ouvir criticas mesmo que pesadas faz parte da vida de pessoas públicas.
Dá para se manifestar, responder e esclarecer fatos que cercam o passado e presente de alguns candidatos a prefeito e vereadores. Dá para se estabelecer uma ponte de dialogo, que vá de encontro às rígidas leis eleitorais, que cerceiam a livre expressão do pensamento.
Até agora, três candidatos majoritários conversaram com este escriba, deram suas versões para cessar a boataria e garantiram que se dão como satisfeitos. Sem a necessidade de buscar socorro na Justiça Eleitoral. Agiram como homens. Nada de ser bebe chorão, que busca colinho nos braços da Deusa Temis, quando se vê em situações melindrosas.
Mas, com certeza, no meio de tantos postulantes, há de haver um(a) que acredite na DEMOCRACIA , só “sob vara”. Só nas barras dos tribunais.
Vamos aguardar para ver quem vai ganhar o troféu “BEBE CHORÃO” Pode ser CHORONA também
GARÇOM
Começando com o Lindomar Garçom (PV), que garantiu não existir financiamento de pessoas ligadas ao crime organizado na sua campanha. Nada de “Da gata”, nada de “empresário da Emdur”. Isto é TUDO MENTIRA.
“Minha campanha é a mais pobre. Não tenho nem formiguinha contratada. Estou suando a camisa e gastando sola de sapato pelas ruas da capital. Meu crescimento vem do seio da população que quer uma mudança no jeito de administrar. Sou da paz, sei ouvir, sei discordar quando é preciso. Levanto cedo, durmo tarde e tenho muita vontade de trabalhar. Isso que estão falando é intriga da oposição, que estão desesperados com as pesquisas que indicam que tenho real possibilidade de vir a ser eleito prefeito de Porto Velho.”
Finalizou fazendo um pedindo. “Vota em mim Paulinho”...Este é o Garçom que conheço.
ALUSIO VIDAL
O candidato do Psol, Pastor Aluisio Vidal em contato eletrônico disse:
Caro Paulo Andreoli. Agradeço a honra de ser citado em sua coluna e manifesto concordância quanto à questão da citação do título de pastor, por isso não aceitei o registro junto ao nome na candidatura. Agradeço a citação e desejo-lhe um bom trabalho.
Seu candidato a vice, Professor Marto também entrou em contato e afirmou:
Atentos ao papel do religioso na Política e não da Religião na Política, o PSOL teve o cuidado de registrar no TRE-RO a Chapa de Majoritários assim: ALUIZIO VIDAL - Prefeito e Prof. Marto - Vice-Prefeito. Aliás, é bom lembrar que Porto Velho fará 08 anos sem Vice-Prefeito - o que caracteriza o estilo TOTALITÁRIO do atual inquilino do Palácio Tancredo Neves.
Para finalizar, também pediu o voto deste escriba. Confira:
Por fim, resta-me pedi seu voto neste seu amigo de 30 anos de contribuição cidadã do portovelhense.
PLAY STATION
O PMDB em Porto Velho está ladeira abaixo . O jovem Chiquilito Erse declarou apoio ao Garçom no programa eleitoral. Recém filiado ao PMDB da capital, o herdeiro político chegou a ser cogitado para ser o candidato da legenda. Foi engolido pelos “tradicionais” do partido que preferiram a candidatura “natimorta” do médico José Augusto.
Já dizia o “capitão Jack Sparrow” com a iminência de um naufrágio, os ratos são os primeiros a abandonar a embarcação....
TRAINDO
Outro que traiu a legenda do senador Raupp e Governador Confúcio foi o empresário Emerson Castro (PMDB). O político que sumiu durante seu mandato como vice de Roberto Sobrinho, preferiu declarar apoio a Fátima Cleide (PT).
Conhecido com “estufa urna”, Emerson com todo seu cacife eleitoral de grande gestor e político de primeira grandeza, um verdadeiro campeão de votos, deve canalizar toda sua imensa seara política para a candidata preferida do “Lula do Mensalão”.
Com a chegada de Emerson na campanha petista, contabiliza-se em cerca de 20 votos que aportam na “casa de Fátima”...
EXPULSOS
Os mesmo tradicionais que escolheram o médico José Augusto, agora preparam a expulsão de Emerson Castro e David Chiquilito das hostes peemedebistas...Seria apenas para inglês ver, já que os pássaros infiéis já bateram asas rumo a ninhos mais promissores.
IPVA
Com a publicação de reportagem sobre a empresa de Roberto Sobrinho (PT), a VR MADEIRA, empresa “faz tudo” que possui 39 atividades empresariais, inclusive iluminação pública, um leitor manda mensagem sobre os caminhões que foram comprados e locados para a Usina de Santo Antônio.
Diz o leitor que os três Ivecos, todos com final da placa 8, estão com os licenciamentos atrasados. Péssimo exemplo.
NÃO SOU BURRO 1
Outro que entrou em contato com a coluna foi o empresário Mario Portugues, candidato a prefeito debutante na política. Mario com seu jeito peculiar de se expressar disse que não matou ninguém, que é uma verdadeira sandice está história. Também disse que não é “brabo”.
“Para você ver né Paulo, estão jogando pesado comigo. Não tem o que falar. Ficam inventando m.....Não sou político de carteirinha. Tenho certeza que posso mudar a cara da cidade. Tenho vontade e disposição.”
Peço uma entrevista exclusiva para a próxima semana. Ele confirma e manda marcar com sua assessoria. Diferente do Garçom e Marto do PSOL, o Portuga que ainda é meio novato no assunto política, não pediu meu voto no final.
OUTRA - Pode contar quantas piadas de português você quiser. Não me atinge. Na verdade dou até risada.
E o mais importante. o Mário disse –“Tem minha palavra, que não será processado por isto”. Um a menos.
DA SERIE NÃO SOU BURRO
Mário Portugues em campanha, já por volta de 14hs, resolve dar uma parada para o almoço.
Como bom lusitano, já entra quase que gritando. “Ei gajo, manda uma bacalhoada com muito azeite e batata que estou” brocado” ( opa, brocado? é meio rondoniense este portuga).
O atendente diz que não tem.
- Ora pois, como abre um comércio e não sabe nada de gestão empresarial. Como que não tem bacalhau?
O atendente sobriamente alerta. - Olha seu Mario, não temos nenhum tipo de comida aqui. O senhor entrou numa farmácia...
MARIANA
Continua no silêncio a “mega-ultra -power” advogada, médica, empresária e vereadora nas horas vagas Mariana Carvalho. Nada fala sobre sua concordância com os supostos atos de corrupção de seu colega de partido Jean Oliveira (PSDB).
Segundo o povo das redes sociais não dá para a “menina superpoderosa” comentar agora. Já que aliada a sua campanha para prefeita, Mariana, nos intervalos das gravações do programa eleitoral e reuniões em bairros, também estaria fazendo mestrado em Direito constitucional e Doutorado em medicina, além de fazer curso de inglês “on-line” nas horas vagas...
FATIMA CLEIDE
Vem informação que a candidata a prefeita pelo PT, professora Fátima Cleide já teria dado ordem de processar e calar este repórter, destilando o jeito PT de lidar com a imprensa. Aguarda-se a visita do oficial de justiça Jacó para as próximas horas...
Tá bom,pode vir... mas e o Mensalão, houve ou não houve?. È tudo intriga da Imprensa aliada a uma sacanagem do Judiciário que está condenando os cardeais petistas por CORRUPÇÃO...
7 DE SETEMBRO
Desfile de 7 de setembro a noite ninguém merece. Pelo menos com a iluminação disponibilizada para o evento cívico. A avenida Migrantes estava na penumbra. Desfile cívico tem que ser na alvorada matinal, para que todos os envolvidos tenham o resto do feriado livre.
O calor não justifica, aqui é quente todos os dias. Começou com mais de uma hora de atraso. vaias ecoram das arquibancadas. Foi um desfile escuro, sem brilho e também sem a “voz oficial”. O jornalista e locutor Lenilson Guedes, que por 26 anos fez o trabalho de mestre de cerimônia foi “tirado fora” este ano pelos competentes servidores do cerimonial palaciano.
O “Leno” como é conhecido, possui um roteiro pronto com diversas citações sobre as unidades militares que se apresentam, é da “caserna” e tem familiaridade com o assunto.
Outra, os bloqueios policiais realizados este ano, interditaram até a avenida Tiradentes. Todo mundo teve que caminhar quase um quilometro para assistir. Bloqueio exagerado e sem necessidade.
Resumo da ópera, na opinião deste foi uma verdadeira idéia de jumento (a) a troca de horário.