O anteprojeto do Prouni Municipal aprovado há quase três anos pela Câmara de vereadores foi explanado pelo candidato a prefeito da capital, Mario Sergio (PMN), da coligação “Porto Velho é a gente que faz”, durante uma reunião no bairro Jardim Eldorado, Zona Sul de Porto Velho, com a participação de mais de 60 jovens do local.
Atentos, os jovens anotavam todas as informações sobre o Prouni Municipal enquanto Mario Sergio explicava os critérios de ingresso ao programa. Segundo o candidato, o Programa tem o mesmo formato do Prouni do Governo Federal. Visa atender a população mais carente do município, que pelo baixo poder aquisitivo é impedida de ingressar no ensino superior.
Ter estudado na Rede Pública de Ensino e ter sido aprovado pelo Enem, são outros critérios para ter acesso ao programa, além disso, o aluno precisa ter um cadastro na Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “Esse é um programa de grande abrangência social que privilegia os estudantes cujas famílias têm renda individual de até dois salários mínimos. O mesmo modelo que já funciona com êxito em cidades como Cuiabá, Rio Branco e Rio de Janeiro. Aqui em Porto Velho o programa tem vagas limitadas e é pouco divulgado”, esclareceu Mario Sergio.
“Para mim esse Prouni Municipal é uma novidade, pelo menos meus amigos cujos pais não têm condições de pagar uma faculdade, nunca ficaram sabendo desse programa. Ainda bem que o candidato Mario Sergio veio abrir nossos olhos para essa questão tão importante para a ala jovem. Agora temos quem lute pela nossa causa. Mario Sergio é jovem como a gente e sabe o quanto a formação acadêmica é importante na vida de qualquer pessoa. Desde que foi aprovado, se houve uma boa divulgação, muitos de nós aqui estaríamos prestes em concluir uma faculdade”, falou Maria Paula de 21 anos, decepcionada com o município.
O município possui três cursinhos preparatórios para quem vai encarar o vestibular. “Eu já tentei conseguir uma vaga num desses cursinhos, mas é muita burocracia. Por esta razão acabei desistindo”, comentou Marcos Almeida.
A proposta do candidato Mario Sergio é ampliar esse número por zona, para que todas as camadas mais carentes de Porto Velho tenham oportunidades iguais de frequentar um curso superior. “Entrar numa faculdade é muito difícil, mas em minha administração, a Prefeitura dará o suporte necessário com a oferta de cursos pré-vestibulares em cada zona da capital. Isso dará oportunidade a todos e garantirá o ingresso de mais de quatro mil alunos por ano nas Instituições de Ensino Superior do município”, afirmou o candidato.
Mas os beneficiados com o Prouni municipal não são apenas para estudantes carentes. O programa prevê a qualificação e o aperfeiçoamento do funcionalismo público do município, com o acesso ao ensino superior. “De qualquer forma, o programa traz vantagens também para a população que terá um atendimento de qualidade quando precisar dos serviços em órgãos públicos de Porto Velho”, conclui Mario Sergio.