O escândalo dos precatórios do Tribunal Regional do Trabalho em Rondônia, onde ameaças de morte e suposto roubo de milhões de reais de servidores públicos vai ter um ato cívico nesta terça-feira (19) , na frente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil em Porto Velho.
Diversos setores da sociedade civil organizada vão promover a lavagem das calçadas da entidade representativa dos advogados, que tem na sua presidência o advogado Hélio Vieira, um dos nomes em investigação no bilionário escândalo nacional.
Um dos coordenadores do movimento é o deputado estadual e presidente do Legislativo, Herminio Coelho (PSD), que em entrevista ao Rondoniaovivo disse que a ação tem tudo para atingir seus objetivos, que busca a moralidade dentro da Ordem.
“Há algum tempo, a OABcom seu presidente Hélio Vieira foi na frente da Assembleia Legislativa lavar as calçadas contra os desmandos do ex-presidente Valter Araujo. E deu certo. O Valter foi cassado. Gostei da ideia. Agora vamos à porta da OAB realizar ato similar, onde esperamos que também possamos ver seu presidente renunciando, para dar mais transparência as investigações, sem manchar o nome de tão honrada entidade, que sempre se posiciona contra atos de corrupção” disse Herminio.
Servidores públicos lesados no suposto esquema de corrupção também serão convidados para ajudar na limpeza das calçadas da OAB.
“Vai precisar de muita água e sabão para limpar a sujeira. Pelo tamanho do escândalo, até soda caustica é necessária para retirar a craca da OAB” finalizou o presidente da casa de leis.
CPI
A Assembleia Legislativa também pretende instalar uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o pagamento de precatórios e acordos extra-judiciais realizados no âmbito do Estado de Rondônia, envolvendo sindicatos, advogados e Procuradores Estaduais.