A deputada Glaucione requereu da Secretaria de Saúde cópia de todos os processos e compras de UTI da rede privada, referente ao período de janeiro de 2011 a abril e 2012, a relação das unidades de saúde credenciadas para atendimento do SUS, com seus respectivos quantitativos de leitos disponíveis e um relatório de óbitos, bem como a individualização de gastos para cada paciente.
A parlamentar explicou que o objetivo do requerimento é ter informações para propor ações e politicas públicas que resultem em melhoria do atendimento da população. Glaucione enfatizou que atualmente se verifica um total desconhecimento quanto à relação de unidades de saúde credenciadas para atendimento de UTI, levando o paciente e seus familiares a ficarem peregrinando de hospital em hospital.
Há casos, garante Glaucione, de pacientes que foram a óbito por desconhecimento dos endereços das UTIs disponíveis. Precisamos destas informações não só para o esclarecimento imediato a população, mas também para avaliar se a rede credenciada atende a demanda e qualidade e custos dos serviços.