Para discutir o processo eleitoral de 2012 e traçar o perfil da eleição em Rondônia, o Partido Progressista (PP) reuniu sua liderança na manhã desta segunda-feira (2) em Porto Velho. O presidente do PP estadual, senador Ivo Cassol, recebeu representantes do Partido Popular Socialista – PPS, Partido Trabalhista Nacional – PTN, Partido Social Democrata Cristão – PSDC e Partido Trabalhista Brasileiro – PTB.
Para o senador Ivo Cassol o objetivo do PP é definir as coligações o mais rápido possível. “Os partidos aliados tem pré-candidatos de Porto Velho até Vilhena e nós vamos trabalhar em cima disso, respeitando o posicionamento das bases, fortalecendo nomes e construindo novas alternativas para vereadores e prefeitos em todo o estado, o grupo está aberto para conversação”, explicou Ivo Cassol.
A aliança entre PP e PPS deve ser mantida para as eleições de outubro. Segundo o ex-governador e presidente regional do PPS, João Cahulla, a intenção é aumentar as atividades do partido no estado. A sigla, que conta hoje com apenas um (o) prefeito, pretende eleger, pelo menos, outros cinco administradores municipais. “A orientação do partido é crescer sim, mas com muita responsabilidade. Vamos apresentar bons nomes que preencham os pré-requisitos do partido”, disse Cahulla.
O PTN esteve representado pelos deputados estaduais Eurípedes Lebrão e Luiz Claudio, os parlamentares defendem uma composição em todo o estado. “Estamos avaliando nomes para prefeito e vereadores que defendam o setor produtivo. Nosso partido conta hoje com cinco prefeitos e 25 vereadores e queremos aumentar esses números”, explicou Luiz Claudio.
Edgar do Boi, presidente do PSDC Rondônia, foi outra liderança que esteve presente na reunião. O partido vem de coligações anteriores com o PP e deve estar presente, mais uma vez, na composição para 2012.
O PTB também está cotado para a coligação e pode ser um importante aliado nas eleições municipais. Nilton Capixaba, presidente do partido no estado e deputado federal, não compareceu a reunião desta segunda-feira, mas garantiu presença no próximo encontro que deve acontecer logo após o feriado de páscoa.
Durante a conversa, o deputado federal e vice-presidente do PP, Carlos Magno, fez questão de enfatizar que o partido pretende eleger em 2012 o maior número de prefeitos e vereadores. “Para isso acontecer temos que buscar alianças sólidas com partidos sérios e compromissados com o povo de Rondônia. Estamos abertos a negociações e pretendemos unir forças para montar um grande grupo capaz de dar bons resultados na próxima eleição”, ressaltou Carlos Magno.
O PP conta hoje em Rondônia com um senador (Ivo Cassol), um deputado federal (Carlos Magno), um deputado estadual (Maurão de Carvalho), dois prefeitos (Anedino Pereira Junior - Colorado do Oeste e José Rover – Vilhena) e 14 vereadores.