No final desta ultima terça-feira (28) as bancadas partidárias da Assembleia Legislativa de Rondônia definiram e indicaram os nomes dos três últimos membros que irão compor a Comissão Processante da casa de leis que irá realizar os procedimentos investigatórios contra os deputados envolvidos no esquema de corrupção comandado pelo ex-presidente da casa, Valter Araújo.
Os deputados Edson Martins (PMDB), Valdivino Tucura (PRP) e Lourival Amorim (PMN) se juntarão aos parlamentares Ribamar Araújo (PT) e José Lebrão (PTN) que é o Corregedor Geral da ALE/RO.
De acordo com informações as pesquisas investigatórias realizadas pela Comissão Processante se baseará nos relatório da Polícia Federal e Ministério Público Estadual, órgãos que encabeçaram a operação “Termópilas” que culminou na prisão de Valter Araújo.
Além do ex-presidente, os deputados Jean Oliveira (PSDB), Epifânia Barbosa (PT), Ana da 8 (PTdoB), Flávio Lemos (PR), Saulo da Renascer (PDT), Zequinha Araújo (PMDB) e Euclides Maciel (PSDB) também serão investigados.
A Comissão processante tem até 90 dias para encaminhar o relatório das investigações para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que logo em seguida encaminhará as informações ao plenário que decidirá as punições ou não impetradas aos deputados investigados. Vale lembrar que Valter Araújo será julgado por quebra de decoro parlamentar baseado no pedido da juíza Júlia Grotz.