O pontapé inicial rumo às eleições de 2012 foi dado na manhã desta sexta-feira (08) pela militância do Partido da República (PR) em Rondônia. Mesmo diante da dificuldade de deslocamento para a capital em função da distância dos demais municípios, republicanos de vários cantos do Estado fizeram questão de marcar presença no evento promovido pela nova diretoria regional, que tem no comando o ex-deputado federal Miguel de Souza. Cumprindo o anunciado pelo presidente, lideranças de vários municípios trouxeram para Porto Velho novos filiados de vários segmentos e que fizeram questão de ter suas fichas abonadas no evento, além do anúncio de nomes que se colocam a disposição do partido para disputar vagas tanto para o legislativo como para o executivo municipal.
O encontro contou com comitivas e vereadores dos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Machadinho, Cujubim, Vilhena, Rolim de Moura, Governador Jorge Teixeira, Urupá, entre outras, além dos prefeitos de Nova União, Buritis, Costa Marques, Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé e do deputado estadual pelo PR, Flávio Lemos. Marcaram presença ainda no encontro, o senador Valdir Raupp (PMDB), o vice-prefeito de Porto Velho, Emerson Castro (PMDB), o vice-presidente do PMDB em Porto Velho, Davi Nogueira, o deputado federal Lindomar Garçon (PV) e o ex-senador Expedito Júnior que foi presidente regional do PR em Rondônia.
Com apoio das lideranças locais, o nome de Alan Queiróz foi citado como forte pré-candidato a prefeitura de Porto Velho. De Ji-Paraná, o empresário de sucesso e republicano Cristian Iaccino “Mabel”, foi anunciado como um dos fortes nomes da sigla naquele município para disputar a prefeitura. Outro pré-candidato a prefeito vem de Urupá, o empresário José Roberto de Lima, teve sua ficha de filiação abonada pelo diretório regional. Além deles, vários vereadores anunciaram sua pretensão à majoritária em seus municípios e o presidente destacou que dos sete prefeitos do PR , cinco devem disputar a reeleição.
“Demonstramos nesse encontro nossa intenção e disposição em aumentar nossa representatividade nas prefeituras municipais, que hoje conta com sete prefeitos. O sangue novo também será uma marca do partido nas próximas eleições municipais e um exemplo já pudemos ver aqui, filiados que se reaproximam e que trazem consigo várias outras lideranças”, falou com entusiasmo Miguel de Souza.
Na comitiva que teve a frente o empresário de Ji-Paraná, Cristian “Mabel”, quatro novas lideranças da região tiveram suas fichas abonadas. “Temos mais de vinte novos filiados no município, mas não podíamos contar com todos aqui. Fizemos questão de vir para demonstrar que estamos a disposição do partido e plenamente confiantes no trabalho da nova diretoria regional, pois conhecemos o trabalho do Miguel de Souza desde que foi deputado federal. Sua determinação, seriedade e compromisso com Rondônia nos faz acreditar num novo tempo para o partido no estado”, falou Mabel.
De Rolim de Moura, o vereador Rubens Vieira Lopes, trouxe consigo mais quatro representantes do partido. “Estamos nos organizando para as eleições de 2012 e meu nome já está à disposição para entrar na disputa a prefeitura. Quanto a Câmara municipal, teremos uma nominata fechada só com candidatos do PR para a disputa”, disse confiante o vereador.
Em Porto Velho, a ex-vereadora Sandra Moraes, acompanhada do ex-deputado estadual Paulo Moraes também levaram pessoas conhecidos da política local para filiar-se ao PR. Ao fazer uso da palavra, Paulo Moraes destacou a importância de líderes nos partido políticos e que o PR mostrava esse potencial. “O Miguel de Souza é uma liderança que agrega novas lideranças e esse encontro serve para mostrar essa força e um partido não sobrevive sem liderança”.
PR Mulher e PR Jovem
Durante o encontro, a diretoria regional aproveitou para apresentar a ex-vereadora de Vilhena, Sandra Melo, como a presidente regional do PR Mulher que está em fase de implantação no partido. Sandra destacou a importância da criação dessa ala no partido, pois nas últimas eleições a sigla não conseguiu cumprir sua cota mínima de 30% de mulheres para a disputa eleitoral. “Vamos fortalecer a participação feminina e mostrar toda nossa força e valor”, salientou Sandra. “A partir de agora é organizar o nosso primeiro encontro estadual que pode acontecer no mês de maio”, completou.
Representando a força jovem, Expedito Neto foi curto em seu pronunciamento, mas bastante enfático ao dizer que vai colocar toda sua disposição para estruturar a cara do PR Jovem em Rondônia com pessoas idealistas e determinadas a fazer política focada na melhoria de vida da população. Neto também falou de sua disposição em concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Porto Velho.