A ala jovem do Partido Progressista (PP) realiza nesta sexta-feira, a partir das 20 horas no Buffet do Brás um encontro com o objetivo de esclarecer os filiados e simpatizantes sobre o plebiscito que acontece no domingo (28) para decidir sobre a emancipação da região da Ponta do Abunã. Sob o comando do membro Carlinhos Camurça, durante o evento o partido vai ainda fazer novas filiações e discutir a participação dos jovens no processo político, "é muito importante que a juventude esteja ciente do processo político-partidário, por isso a Ala Jovem do PP está realizando esse encontro e eu como membro fui convidado a falar sobre minhas experiências na vida pública", disse Carlinhos Camurça que foi deputado federal e prefeito de Porto Velho.
A Ala Jovem do PP se organizou para fazer campanha favorável a emancipação da região. De acordo com Carlinhos Camurça, quando ele era prefeito da Capital já havia sido detectada a necessidade de emancipar a Ponta do Abunã e isso não foi feito na época porque a legislação não permitia, "todos nós sabemos da dura realidade das pessoas que vivem naquelas localidades. São distritos muito distantes de Porto Velho e é um absurdo eles continuarem nessa situação. Precisamos trabalhar para que eles se emancipem e desenvolvam. Acredito no potencial da Ponta do Abunã e durante esse encontro que acontece hoje, vamos estar explicando aos jovens a importância desse processo plebiscitário e a necessidade de se votar e buscar votos pelo sim", acrescentou Camurça.
O plebiscito acontece no domingo (28) e é obrigatório a todos os eleitores de Porto Velho e distritos. As localidades a serem emancipadas são Vista Alegre do ABunã, Extrema, Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã. O plebiscito é o primeiro passo para a emancipação. Se o resultado foi positivo para a emancipação, e após a tramitação em Brasília, será criado um novo município na região, que fica mais de 250 quilômetros de distância de Porto Velho.