O deputado Federal Lindomar Garçon (PV-RO), recebeu nesta terça-feira(02), a garantia de que até o dia 1º de maio, dia do Trabalhador, a tão esperada agência do Banco da Amazônia,-BASA, na região da Ponta do Abunã será inaugurada.
A confirmação foi feita ao deputado, pelo gerente da instituição financeira, em Porto Velho, Hélio Francisco Gerhardt.
Durante encontro com o parlamentar, o gerente explicou que ainda não tinha atendido a reivindicação da população encaminhada pelo Deputado Garçon, há mais de 2 anos, devido a problemas na legalização da área onde está sendo construída a agência, mas que tão logo o problema foi resolvido a obra foi iniciada e que em breve será inaugurada.
A parte mais difícil para instalação desta agência em Extrema foi conseguir a autorização do Banco Central, porque o Estado do Mato Grosso já havia solicitado a instalação de uma Agência para aquele estado, mas não desistimos e com fortes argumentos sociais conseguimos, trazer para Rondônia, para a Ponta do Abunã, esta importante agência do Basa, afirma o deputado.
O gerente acrescentou que está aguardando apenas a entrega do prédio pela construtora para iniciar a instalação dos equipamentos e começar atender a população. Ele também se comprometeu com o deputado Garçon de que em no máximo 30 dias a obras será entregue ao Basa.
Garçon, destaca o trabalho das lideranças comunitárias da Ponta do Abunã, que se juntaram a ele na luta pela instalação desta agência em Extrema.
Agora sinto-me gratificado ao saber que até o dia 1º de maio a agência estará funcionando, declara Garçon.
A agência do BASA na região de Ponta do Abunã, atenderá as comunidades de Nova Califórnia; Extrema; Fortaleza do Abunã; e Vista Alegre do Abunã.Todos estes pertencentes ao município de Porto Velho, que usa para os seus serviços bancários a capital, por sua vez conforme a localidade o usuário tem que percorrer até 400 km para acesso à uma agência. O deputado lembrou, que essas comunidades somam mais de 30 mil pessoas que possuem níveis de desenvolvimento e produção superiores a de muitos municípios de Rondônia.
Sou solidário as famílias que vivem nesta região, que passou a integrar o estado em 1996 após longa disputa judicial entre Rondônia e Acre pela posse da região, Rondônia acabou ganhando a questão. É justo que nós lutamos por essa gente, entre tantas as reivindicações daquelas comunidades podemos, além desta agência destacar a emancipação política, que certamente será aprovada no plebiscito já marcado para o dia 28 de fevereiro. Vamos votar pela emancipação, vamos votar 55, pelo Sim, afirma o deputado.
A instalação desta agência que terá 08 funcionários e dois caixas de atendimento, e uma carteira de 2 mil produtores rurais e mais de 100 micro empresários, vai facilitar a vida daqueles cidadãos que atualmente precisam se dirigir quando não o estado do Acre, a capital Porto Velho, para realizar transações bancárias elementares como saques; depósitos; recebimento de salário, sem esquecer a população idosa que necessita retirar mensalmente os seus proventos de aposentadoria, esclarece o deputado, acrescentando que vai solicitar aos governos, Federal, Estadual e Municipal para que transfiram o pagamento dos aposentados, e servidores públicos de outras instituições financeiras para esta nova agência do Basa que será inaugurada na região de Ponta do Abunã.
Acreditamos que a partir de agora com a agência do BASA em Extrema, será mais fácil aos agricultores o acesso aos repasses do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família, afirma o deputado.
A liberação desses repasses certamente vai alavancar as propriedades agrícolas de base familiar, aumentando a produção e a capacidade de venda dos produtos.