O problema da administração Sobrinho não é a falta de dinheiro, mas de competência - Por Valdemir Caldas

O que teria levado o PMDB do senador Valdir Raupp a exigir do PT o comando da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), como parte do acordo político para apoiar o candidato do partido e prefeito Roberto Sobrinho na eleição passada? A resposta está no orçam

O problema da administração Sobrinho não é a falta de dinheiro, mas de competência - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O que teria levado o PMDB do senador Valdir Raupp a exigir do PT o comando da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), como parte do acordo político para apoiar o candidato do partido e prefeito Roberto Sobrinho na eleição passada? A resposta está no orçamento municipal. Somando as receitas próprias e os recursos oriundos de convênios e outras transferências, são mais de cento e onze milhões de reais à disposição do secretário Williams Pimentel.
 
Em termos de verbas, a SEMUSA só fica atrás da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), controlada por Epifânia Barbosa, desde o primeiro mandato de Sobrinho, cujo orçamento supera a casa dos cento e trinta e sete milhões de reais. O Portal da Transparência revela que, de janeiro a outubro desde ano, o município de Porto Velho recebeu da União mais de duzentos e onze milhões de reais. A saúde foi um dos setores mais prestigiados. Mais de dez milhões de reais foram destinados à Gestão Plena do Sistema Municipal de Média Complexidade.
 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi contemplado com mais de um milhão e seiscentos mil reais, enquanto duzentos mil foram destinados à manutenção e funcionamento das farmácias populares. Somem-se a isso os duzentos mil reais carreados para o Fundo Nacional de Saúde e mais de cento e cinqüenta e três mil para programas de proteção à AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Voltando ao orçamento, o Secretário Municipal de Serviços Básicos (SEMUSB), Jair Ramires, terá muita grana para continuar comprando grama a peso de ouro. São mais de quatro milhões e oitocentos mil para jardinagem, limpeza, poda de árvores e pintura de meio fio.
 
O Secretário Municipal de Administração (SEMAD), Joelcimar Sampaio (pessoa de extrema confiança do prefeito Roberto Sobrinho e com o qual trabalhou na administração José Guedes, quando ele, Sobrinho, era Secretário Municipal de Educação, e Joelcimar, diretor do NAF), é só alegria. E não é para menos. Só com informatização, Sampaio terá ao alcance das mãos mais de quatro milhões e setecentos mil reais.
 
Enquanto isso, o secretário Gadelha, do Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (aquele que viajou à Guajará Mirim, para participar de um encontro do PT, mas, até hoje, a cúpula do partido não revelou de onde saiu o dinheiro para pagar o frente da aeronave), terá pouco menos de oitenta mil reais para queimar com diárias. Em compensação, o cofre da SEMDESTUR estará mais robusto, com mais três milhões, para custear a folha de pagamento de “companheiros”, encastelados em cargos comissionados e funções de confiança.
 
E o pior é que essa gente ainda tem a cara de pau de dizer que não há recursos para comprar medicamentos, reformar o posto de saúde que está caindo aos pedaços, contratar pessoal, qualificar e pagar salários dignos aos que prestam serviços à máquina burocrática. Percebe-se, pois, que o problema da administração Sobrinho não é a falta de grana, mas de competência.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS