Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil (20 de novembro), a Assembléia Legislativa de Rondônia, em atendimento a requerimento de autoria do líder bancada do PT, deputado Neri Firigolo, realiza audiência pública neste dia 17 de novembro (terça-feira), visando o fortalecimento dos aspectos culturais, históricos e sociais envolvendo a comunidade negra. O evento está marcado para às 9 horas no plenário da ALE.
Ao defender a realização da audiência pública para debater o fortalecimento da consciência negra no país, e em especial em Rondônia, o deputado Neri Firigolo destacou que o evento se reveste de alta relevância e simbolismo, principalmente para se refletir sobre as lutas travadas pelos negros ao longo dos tempos e dos desafios ainda a serem superados.
Continuando afirmou o parlamentar que a audiência pública desta terça-feira é um importante fórum na busca de soluções para os atuais problemas enfrentados pelo descendente afro, cujo contingente populacional é expressivo segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, baseado no último censo.
Salienta o deputado ser preciso se buscar todas as formas, visando a valorização da raça negra, resgatando ainda, a dignidade do negro, massacrado e humilhado, inclusive após o fim do período de escravidão no Brasil. “Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data - transformada em Dia Nacional da Consciência Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695”, declarou.