Senado aprova projeto de Expedito Júnior que permite transferência das permissões de táxi

Senado aprova projeto de Expedito Júnior que permite transferência das permissões de táxi

Senado aprova projeto de Expedito Júnior que permite transferência das permissões de táxi

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O compromisso do senador Expedito Júnior (PSDB/RO) com os taxistas garantiu a aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 253/2009, que permite a transferência de permissões de táxi para herdeiros. Foi aprovado hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o texto substitutivo do senador Gim Argello (PTB-DF) a projeto de Expedito Júnior que permite a transmissão para descendentes, a título de herança, a exploração de serviço de táxi, as chamadas “vendas de placas”.
 
Nas grandes cidades, a exploração do serviço de táxi é condicionada à outorga, pelo poder público, de autorizações específicas. Desenvolveu-se, assim, a prática da comercialização e locação dessas autorizações. Mas esse tipo de recurso não tem legislação própria, o que deixa na clandestinidade milhares de profissionais que comercializam ou “alugam” essas permissões.
 
Durante a sessão, houve resistências à proposta, mas o autor defendeu a importância de se regularizar uma prática que já existe na ilegalidade. Expedito Júnior justificou a iniciativa aos senadores lembrando que a venda ou o aluguel de placas é uma prática comum na sociedade, mas não está prevista em lei, o que acaba gerando um mercado informal.  “Essa é uma reivindicação justa dos taxistas. A “placa” do taxi nada mais é do que a fonte de renda da família”, afirma o senador.
 
Expedito Júnior explicou que, quando o detentor da placa falece, não existe a transferência automática do direito aos seus familiares. “Como ficam as viúvas e os filhos dos taxistas? Além de perder o chefe da família, perdem a fonte de renda”, destaca.
 

Como foi aprovado o substitutivo ao texto original, o projeto ainda dependerá de votação em turno suplementar na CCJ antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS