FLONA BOM FUTURO - Sofrimento do povo de Rio Pardo está perto do fim, diz Raupp

FLONA BOM FUTURO - Sofrimento do povo de Rio Pardo está perto do fim, diz Raupp. O acordo entre governo de Rondônia e governo federal será cumprido por meio de Medida Provisória

FLONA BOM FUTURO - Sofrimento do povo de Rio Pardo está perto do fim, diz Raupp

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
O sofrimento das cinco mil famílias de Rio Pardo, vilarejo localizado na Floresta Nacional “Bom Futuro”, em Rondônia, deverá acabar em duas semanas. O acordo que transferirá parte da reserva para o estado será cumprido. Com isso, a barreira montada pela Guarda Nacional será desfeita nos próximos dias. A notícia foi dada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que visitou a localidade, acompanhado do deputado estadual Edson Martins (PMDB), na última sexta-feira (01).
 
Raupp repassou aos moradores a posição dos representantes do ministério do Meio Ambiente, Instituto Chico Mendes, Casa Civil em Brasília, Ibama, e governo de Rondônia. O parlamentar explicou que o acordo será formalizado por meio de uma Medida Provisória que permitirá a permuta das reservas. 140 mil hectares de Bom Futuro serão trocados pelo mesmo total da reserva estadual, Rio Vermelho. 70 mil serão destinadas ao extrativismo (mata em pé) e a outra metade para produção agrícola ou pecuária, entre outras.
 
Para que a MP, de autoria do Executivo, seja votada no Senado e na Câmara, falta apenas a inclusão de um levantamento sobre a ocupação da região, que está sendo feito por uma equipe do estado de Rondônia e que será concluído em menos de uma semana. A troca das áreas também enseja aprovação da Assembleia Legislativa de Rondônia. Edson Martins, juntamente e o senador Raupp alertaram para necessidade de mobilização dos deputados estaduais no sentido de aprovar a transferência das terras no menor tempo possível. “Assim como a PEC da transposição, a questão Rio Pardo e outros impasses ambientais é uma bandeira rondoniense e precisa do empenho da Bancada Federal, deputados estaduais e governo de Rondônia”, disse o senador.
 
Valdir Raupp foi recepcionado pelo presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rio Pardo (Aspruno), Salvador da Cruz Freire. A reunião contou com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais de Buritis Wilson Lez, e Nova Brasilândia, Aroldo Laurindo, acompanhados dos membros do Conselho Municipal de Agricultura de Buritis.
 
Rio Pardo
 
Com a irregularidade territorial, os setores da saúde e educação estão inviabilizados. Não há transporte escolar e, atualmente, mais de 500 alunos estão fora da escola. Cerca de 300 do ensino médio e 200 do fundamental, segundo a diretora da escola, Jurcelene Luiza Cardoso. A escola é improvisada, construída com madeira. A unidade escolar é uma extensão da escola José de Abreu Bianco, de Buritis e da escola Cora Coralina, de Porto Velho, no distrito de Jacy Paraná. Pelo menos 200 estudantes, que moram próximos da cidade, permanecem em sala de aula.
 
Repressão Militar
 
A comunidade reclama de abuso de autoridade, por parte das forças militares que atuam nas fronteiras do território federal e estadual. Um pequeno posto de combustível foi fechado e as bombas arrancadas. A População não pode escoar a produção de leite, por falta de gasolina nas motocicletas e de diesel nos geradores que mantêm ligados os tanques de resfriamento do leite. São revistados ao saírem e ao entrarem na área. Até o motorista da única ambulância do local encontra dificuldades para sair do local com pacientes.
 
Sofrimento perto do fim
 
Raupp ressaltou aos presentes que sempre defendeu a permuta das áreas, apontando a medida como a única saída para o impasse. “Com a regularização territorial, poderei colocar emendas para construção de uma escola com 10 salas de aula e uma unidade de atendimento à saúde, entre outras ações em conjunto com a deputada federal Marinha Raupp (PMDB).
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS