Porto Velho – O deputado federal Rubens Moreira Mendes (PPS), que viajou com a atual mulher Cristina Berkembrock e com seu filho Ricardo Mendes (Kaká) para a cidade de Miami (EUA) em 2007 com passagens da Câmara, declarou a revista Istoé desta semana que "O uso de passagens aéreas fica a critério do deputado. O que eu fui fazer lá é problema meu". Com essa resposta, o parlamentar deixa claro que não se preocupa nem um pouco com o uso de dinheiro público para bancar mordomias.
Moreira Mendes viajou em 09 de agosto de 2007 (uma quinta-feira) e curiosamente as passagens de retorno do trio estavam marcadas para o mesmo dia, é como se eles desembarcassem, passassem o dia fazendo compras e retornassem a noite.
Ao invés de seguir o exemplo dos que devolveram aos cofres públicos os valores referentes as passagens aéreas usadas por seus familiares, Moreira Mendes prefere ignorar o crime que cometeu (*crime de peculato).
O deputado federal é titular do Conselho de Ética da Câmara ddos Deputados. Mendes também é réu em um processo de desvio de recursos da Assembléia Legislativa de Rondônia em um caso que ficou conhecido como “escândalo das passagens aéreas”, quando foram desviados milhões de reais em bilhetes que eram pagos mas não eram emitidos por uma empresa ligado ao parlamentar rondoniense. O processo tramita na 2ª Vara da Fazenda Pública em Porto Velho.