Há cerca de cinco dias, um ônibus de fretamento, visivelmente sem condições de trafegar legalmente pelas ruas, está parado próximo ao cruzamento das avenidas Imigrantes com Rio Madeira (região de condomínios e conjuntos habitacionais da zona Norte) com propaganda do candidato a vereador pela coligação DEM/PV, Irmão João. O veículo não deve estar prestando serviços de transporte pois está em péssimo estado de conservação, sem as lanternas traseiras e sem a placa na parte frontal.
De acordo com funcionários de uma lanchonete localizada na esquina do cruzamento, desde a semana passada o ônibus de placa vermelha número NBI 3880, está parado às margens da via pública e eles não viram qualquer movimento de pessoas na tentativa de tirá-lo daquele local.
“Não sei porque, nem exatamente quando deixaram esse ônibus ai. Só sei que está para ai faz uns cinco dias e nunca vi ninguém vindo ai para tentar remover o ônibus, caso estivesse quebrado”, disse uma atendente da lanchonete.
A propaganda, além de estar sendo feita em veículo de fretamento, o que não é permitido pela Lei Eleitoral (Lei 9504/97, art. 37, caput) , excede os 4m² (máximo permitido para propagandas) e está parado em via pública como se fosse um outdoor. A denúncia da irregularidade foi feita ao 148.
Mesma irregularidade
Nas eleições de 2006, Irmão João que era candidato a deputado estadual pela coligação “O Trabalho Continua”, e foi flagrado pela Patrulha Eleitoral do TRE/RO por estacionar uma Kombi, com plotagem de sua foto e mensagem política nas esquinas da avenida Lauro Sodré com avenida Costa e Silva.
O veículo, além de estar fazendo propaganda indevida, estava sem as placas e estacionado em cima da calçada, impedindo o tráfego de pedestres. A Polícia Militar foi acionada e apreendeu o veículo.