Política em Três Tempos - Por Paulo Queiroz

Política em Três Tempos - Por Paulo Queiroz

Política em Três Tempos - Por Paulo Queiroz

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Política em Três Tempos - Paulo Queiroz

1 – PESQUISAS E DEBATES

Em que pesem quase três semanas de propaganda política no horário gratuito, o grosso das informações sobre os candidatos que estão disputando as eleições municipais, pelo menos nas capitais e – por analogia – nos municípios onde pode haver 2º turno, vai começar a chegar ao eleitorado a partir da semana que se inicia, com a proliferação de debates e a divulgação de novas rodadas de pesquisas de intenções de voto.

No caso de Porto Velho - onde apenas no que diz respeito à TV Rondônia (Sistema Globo) estão previstas mais duas rodadas de pesquisas do Ibope e um debate -, já estão confirmados pelo menos quatro enfrentamentos entre os candidatos – para falar só nos que serão transmitidos ao vivo e já estão autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Conquanto o debate da TV Rondônia esteja programado para acontecer somente na véspera do pleito (03.10), o primeiro empreendimento dessa natureza está previsto já para esta terça-feira (09), confirmadas as presenças de quase todos os candidatos. Acontece, segundo o jornalista Leo Ladeia (mediador), no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a partir das 20h, e será transmitido ao vivo pela Record News (Canal 58).

Para facilitar, o formato é simples e as regras tão claras que dispensam apresentação. Num primeiro bloco, jornalistas abordam os candidatos. Nos dois blocos seguintes, os candidatos debatem entre si. No quarto e derradeiro bloco, cada um dos candidatos fará suas considerações finais. Com essa mesma dinâmica, desta vez em estúdio, Leo Ladeia conduzirá outro debate no dia 28 próximo, a partir das 20h30, com transmissão pela TV Candelária (Sistema Record).

E numa parceria entre a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) e a Rádio Caiari, está previsto para o dia 16 próximo, no auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a partir das 20h, com transmissão pela emissora em questão, um outro debate. Regras e tema vão ser definidos nesta terça-feira, numa reunião com representantes dos candidatos.

2 – ÍNDICES EXPLOSIVOS

Como foi informado, aí estão relacionados apenas os debates já autorizados pela Justiça Eleitoral e que, por contar com transmissões de TV e rádio, pretendem alcançar o grande público. A par destes, há um magote de entidades programando outros encontros do gênero, entre as quais se destacam sindicatos, escolas e igrejas evangélicas. Acerca destes, não foi possível à coluna conferir com todos os candidatos sobre a disposição de cada um de comparecer a todos os eventos para os quais forem convidados. Sabe-se apenas que, quanto à candidatura que vem liderando as pesquisas, o prefeito Roberto Sobrinho (PT) cogita comparecer apenas aos das televisões que forem realizados em estúdio – ou seja, ao da TV Candelária (28) e ao da TV Rondônia (03.10).

Na hipótese de que essa atitude do petista esteja sendo produto daquele sentimento de onipotência de que aqui já se falou (28.08), se um demiurgo atento e poderoso se enfezar poderá animar-se a castigá-lo pela soberba e reduzir a participação do candidato à reeleição a apenas um debate. Eis que, pelo que já está decidido em relação ao derradeiro debate, do confronto promovido pela TV Rondônia só poderão participar seis candidatos. Ficará de fora aquele que, na média das três pesquisas encomendadas pela emissora, acusar o pior desempenho. Hoje, cada um com 1% das intenções de voto, Hamilton Casara (PSDB) e Adilson Siqueira (PSOL) teriam que decidir a participação no par ou ímpar. Quanto à Sobrinho, só mesmo um castigo dos céus.

Isto porque, quando o leitor estiver lendo estas tortuosas, é possível que a segunda rodada das pesquisas Ibope contratadas pela TV Rondônia já tenha sido divulgada. A expectativa é a de que Roberto Sobrinho supere os 55% de preferências da pesquisa anterior, aproximando-se dos 60% - quiçá ultrapassando-os. Isto é o que indicam tanto uma sondagem da Polícia Militar de Rondônia – de que se serve o governador Ivo Cassol (sem partido) - e outra do instituto Vox Populi – de uso doméstico dos petistas.

3 – VOTOS DE SOBRA

Segundo o rumor que corre, nas sondagens em questão – tanto a da PM como a do Vox Populi -, a candidatura oficial estaria com índices superiores aos que foram medidos pela primeira pesquisa do Ibope. Aliás, diz-se que não é por outro motivo que Cassol ainda não entrou na campanha do deputado federal Lindomar Garçom, o candidato do PV – o governador estaria deprimido com os estupendos índices do projeto adversário. O que explicaria também porque Sobrinho estaria tão seletivo quanto aos debates para os quais está sendo convidado – o ex-sindicalista estaria para lá de ensoberbecido com a popularidade que julga já estar é sobrando.

Caso a informação esteja correta, o candidato à reeleição não deverá comparecer ao debate desta quinta-feira (11), promovido pelo Centro Acadêmico de Direito 05 de Outubro, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a partir das 19h, no Centro de Vivência Paulo Freire (campus José Ribeiro Filho). Tampouco dará o ar da graça no debate da Uniron. E nessa pisada, pode tirar o cavalo da chuva o professor Raimundo Martins (o professor “Raimundinho”), que com o projeto “Ecosofia” (morada da sabedoria), dos alunos do 2º Período do curso (presencial) de Filosofia da Faculdade Católica de Rondônia, cogita levar os candidatos aos debates incluídos nas propostas dos trabalhos que se pretende desenvolver nas escolas Carmela Dutra e Barão do Solimões.

Cabe informar ainda que o debate desta quinta-feira é parte da programação da II Jornada de Ética e Direito Eleitoral, que começa nesta terça-feira, a partir das 19h, no local mencionado. Após a abertura do evento, está prevista a realização da mesa redonda “Ética nas Eleições”, com a participação da OAB, da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Porto Velho, do TRE-RO e do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir. A jornada prossegue na quarta-feira, com palestra sobre “Propaganda Irregular e Crime Eleitoral”, a cargo do TRE-RO, e será encerrada com o debate anunciado. Com ou sem a presença de celebridades ciosas de seu resplendor.
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS