O racha quanto aos rumos do PMDB de Porto Velho continua , mesmo após anúncio na noite desta segunda-feira(02), de uma aliança com o PT na indicação do nome do empresário Emerson Castro para ser pré-candidato a vice do atual prefeito Roberto Sobrinho. Membros da executiva municipal em visita às redações de jornais na manhã desta terça-feira(03), reafirmaram que o partido continua na busca por alianças para lançar a candidatura própria nas eleições municipais. O motivo da disputa interna é que somente na convenção que acontecerá no próximo dia 22 será definido, oficialmente, os rumos do partido.
“Estamos conversando com o PSDB e pretendemos também conversar com o DEM para tentar fechar uma aliança com outro partido que queira indicar o vice. O PMDB é uma aliança favorável para qualquer partido em função do tempo de propaganda, que é o maior, algo em torno de 6 minutos”, afirmou o secretário geral da Executiva, Antônio Magalhães.
Magalhães, Neirival Pedraça (ex-presidente do PMDB municipal), Edson Duarte ( primeiro vice-presidente Municipal) e outros militantes confiam que muitos integrantes da Executiva, diretorianos e membros do diretório estadual que têm domicílio em Porto Velho, optarão pela candidatura própria durante votação na convenção municipal marcada para o próximo dia 22.
“Por meio democrático, somente após a convenção da Executiva é que deve ser anunciada a aliança ou não. Se a maioria optar pela coligação, ela será feita nos moldes definidos pelo partido e não como alguns membros que defendem a aliança com o PT querem. Porém se o partido optar pela candidatura própria já queremos deixar as possíveis alianças acertadas”, afirmou Pedraça.
Essa declaração de Pedraça serve para mostrar como anda o racha entre os militantes mais radicais do PMDB e os outros integrantes do partido. Alguns membros da Executiva garantem que nos moldes como a possível aliança está sendo engendrada, não agrada àqueles ferrenhos defensores da candidatura própria.
Até o momento o PMDB conta com cinco possíveis pré-candidatos a prefeitura, o empresários Fernando Prado ( presidente municipal do PMDB), do médico José Augusto, do advogado Hugo Granjeiro, o engenheiro civil Edson Duarte ( 1º vice-presidente) e agora conta também com a pré-candidatura de Neirival Pedraça.
Na reunião do PT que aconteceu na noite desta segunda-feira, na sede do Diretório Estadual do partido, onde foi confirmada a indicação do nome de Emerson Castro para ser pré-candidato a vice de Sobrinho, representaram o PMDB o presidente regional da sigla, senador Valdir Raupp, o presidente municipal do partido, Fernando Prado, vereadores e a prefeita de Cacoal Sueli Aragão.