POLÍTICA & MURUPI
Frase do dia
“Fizemos aqui um teatro que abusa da inteligência do povo brasileiro.”– Ciro Gomes sobre a MP “ioio” que trata da aposentadoria de trabalhadores rurais. A MP entrou e saiu da pauta 4 vezes.
01-Falando a mesma língua:
Representantes do Gabinete de Segurança da Presidência da República deram um passo para o campartilhamento dos bancos de dados do Sipam, Incra, Ibama, Sedam, Seplan de Porto Velho e PF. “Todos foram favoráveis à idéia” disse José Neumar do Sipam. Para o representante do SGI, “todos os Estados compartilharão seus bancos de dados até o final deste ano”. Para quem achava que o Sipam era só uma caixa preta cheia de torres, a troca de dados entre parceiros, mostra que suas torres de comunicação nada têm a ver com a Torre de Babel. Com se pode ver, por lá já se fala a mesma língua.
02-Assim o crime compensa:
A OAB cobrou do Judiciário o julgamento dos processos de políticos que estão nos TRE’s ou TSE, desde as eleições de 2006. “O trabalho da OAB só está completo com o julgamento dos casos denunciados à Justiça Eleitoral”, afirma o presidente Cezar Brito da OAB e é secundado por Hélio Vieira de Rondônia: “A celeridade da Justiça é imprescindível para a percepção da sociedade de que a luta contra a corrupção e pela moralização do processo político é para valer”. O atraso inadmissível depõe contra a suprema corte brasileira e mantém o Brasil na desconfortável posição de conviver com a insegurança jurídica.
03-Farpas forenses:
A passagem de um diretor do TSE em Colçorado do Oeste para uma revisão eleitora e a implantação do sistema biométrico não foi um mar de rosas e rendeu queixas de colegas. O homem pode entender do riscado, mas “reinou” no pedaço. De longe olho o novo modelo e a propaganda que dele se faz. Ao dizer que com o novo sistema acaba a possibilidade de fraude, pintou uma dúvida: E antes existia a possibilidade? Quer dizer então que muito do que foi falado sobre fraude eleitoral nas urnas pode ter sido verdadeiro? Lembram-se das denúncias em Ariquemes e ABC Paulista dentre outras? Pois é...Agora duvidei.
04-Mania de perseguição:
Por unanimidade, o TRE de Rondônia rejeitou o pedido de suspeição apresentado pelo governador Cassol contra o procurador regional eleitoral, Reginaldo Pereira da Trindade. O pedido de Cassol visava impedir que o procurador Reginaldo atuasse em processos contra ele. “O suposto ódio e a perseguição sistemática alegados não chegaram a ser comprovados no processo..., apenas externa sua irresignação em face de atitudes que colidem com seus interesses”, relatou a Dra. Ivanira Feitosa. Fica tudo então como dantes no quartel d’Abrantes e segue o baile. Vamos lá gaiteiro!
05-Atenção gordinhos:
A Anvisa vai reduzir a quantidade máxima dos adoçantes sacarina e ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o uso de três novas substâncias no Brasil. A sacarina e o ciclamato já são proibidos em outros países e no Brasil fazem parte do arsenal para quem quer emagrecer. Mas o sódio, presente nos produtos, aumenta o risco de se contrair o câncer na bexiga. Enquanto os novos produtos não chegam, reduza a quantidade do adoçante que tenha ciclamato e sacarina. Bem, sem muita opção entre o cafezinho com açúcar ou adoçante, vale tentar o amargo café sem açúcar ou utilizar o açúcar mascavo.
06-Há vagas:
A economia brasileira abriu 204,9 mil novos empregos com carteira assinada em fevereiro, um resultado 38,5% superior ao saldo de fevereiro de 2007. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o resultado do mês passado é o novo recorde da série histórica, iniciada em 1992, para os meses de fevereiro. No primeiro bimestre do ano, estão acumuladas 347,9 mil novas vagas, um saldo 37% maior que o verificado no mesmo período de 2007. E sobram vagas em vários setores, mas principalmente na construção civil, mola mestra de toda demanda na economia.
07-Fechando a porteira:
Os países latino-americanos rejeitaram a tentativa dos EUA de lançar por aqui seu princípio de "guerra preventiva". Com a resolução da OEA repudiando a incursão da Colômbia no Equador, assinada na madrugada de ontem, os EUA ficaram isolados. Os EUA queriam que a resolução mencionasse o direito de "legítima defesa" da Colômbia contra as Farc, como justificativa para a invasão do Equador. Estaria aberto o caminho para classificar as Farc como terroristas e a justificativa para caçá-los em qualquer país, independente de fronteiras. Tudo bem ao estilo de Mr. “War” Bush, caso típico para uns capítulos de Freud
08-Bom senso:
A CCJ da Câmara aprovou a PEC 130/07 que põe fim ao foro privilegiado para autoridades em casos de crime comum. A medida elimina a prerrogativa de políticos, magistrados e membros do MP de serem julgados apenas em instâncias superiores mesmo quando as denúncias contra eles apresentadas se referem a crimes que não têm nada a ver com o exercício do mandato ou do cargo. Mas há ainda um longo percurso até a aprovação final e a partir daí, todos serão iguais perante a Lei. Aos trancos e barrancos o Brasil avança. E quem sabe, entre mandos e desmandos, uma hora chega.
09-Tempo quente:
Artur Virgilio, encarnando todos os oposicionistas do Senado deu mostras ontem que ainda não deglutiu a derrota imposta pelo “tratoraço” do governo com a criação da TV pública e foi para o ataque pressionando o presidente Garibaldi. Na tentativa de desanuviar o clima de bate boca, Garibaldi perguntou “o que posso fazer se o Senador Virgílio não quer mais se entender comigo”? Foi a deixa para que Pedro Simon, alvejasse o desafeto: “Renuncie à Presidência e ponha outro da confiança do Arthur Virgílio”. O clima que já era quente ferveu e o ambiente ficou ainda mais carregado e saindo faísca.
10-Oxigênio para o gás:
Para evitar os “papagaios de pirata”, são estes os parlamentares de Rondônia que estiveram ontem com o ministro Lobão pedindo a construção do gasoduto: Valdir Raupp, Fátima Cleide, Natan, Mauro Nazif e Valverde. Durante a audiência, a bancada entregou ao ministro um documento intitulado “Pensar Rondônia”, do CREA-RO, representado pelo Engenhieor Jor Luis, em que pede investimentos de mais de R$ bilhão para o estado devido ao crescimento populacional que Porto Velho terá nos próximos 4 anos, com a construção das hidrelétricas do Madeira. Na oportunidade, a bancada cobrou mais uma vez a construção do gasoduto. Gasoduto Já!