Portal G1 ensina como fiscalizar as ações de seu deputado ou senador pela internet - Confira as dicas

Portal G1 ensina como fiscalizar as ações de seu deputado ou senador pela internet - Confira as dicas

Portal G1 ensina como fiscalizar as ações de seu deputado ou senador pela internet - Confira as dicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A internet permite que a população fiscalize e acompanhe a atuação dos deputados e senadores. Os sites da Câmara dos Deputados e do Senado Federal trazem informações como lista de presença, votações, produção de leis, comissões e pedidos de reembolso de despesas feitos pelo parlamentar. Além disso, pelos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF), é possível verificar se os processos as quais os parlamentares respondem. O G1 preparou um manual para que o próprio internauta acompanhe informações sobre os deputados e senadores. Há ainda instruções sobre como fazer sugestões para o próprio parlamentar e como reclamar da atuação para a ouvidoria das Casas. Clique abaixo no tema de seu interesse e confira, passo a passo, como fazer. *- Como consultar processos na Justiça comum *- Como consultar processos na Justiça Eleitoral *- Como acompanhar pedidos de reembolso *- Como acompanhar as presenças em plenário *- Como fazer denúncia contra parlamentar *- Como entrar em contato com o parlamentar *- Como acompanhar os projetos de lei
PESQUISA
Considerando a tecnologia e o conteúdo dos sites da Câmara e do Senado, o brasileiro é o sul-americano com maior capacidade de acompanhar a atuação de seus políticos, segundo pesquisa do professor de Ciências Políticas do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Braga. A pesquisa de Braga, divulgada no fim do ano passado na Associação Latino-americana de Ciência Política (Alacip), mostra que os sites do Legislativo brasileiro são os mais informatizados e com os conteúdos mais completos da América do Sul. De acordo com o professor, nos dois sites as informações são de fácil acesso para qualquer pessoa. “A internet é uma forma de fiscalização. Os sites do Legislativo são de fácil compreensão. Mesmo que o internauta seja leigo, ao consultar um projeto de lei de seu interesse, ele consegue entender o básico.”
FISCALIZAÇÃO
O advogado Everson Tobaruela, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), afirma que é importante que a população fiscalize a atuação de seu parlamentar. “O parlamentar exerce sua função por mandato, que significa procuração. Quem outorga procuração a alguém, não pode deixar de prestar atenção no que a pessoa faz, sob pena de deixar ele cometer erro em seu nome”, destaca. Para Tobaruela, não basta acompanhar a atuação apenas do parlamentar em quem votou. “O deputado não é de uma pessoa, mas sim de toda população. Daí a importância de fiscalizar. Toda vez que apresentar projeto desqualificado, que a população cobre dele”. Para o advogado, o internauta deve acompanhar o noticiário para se manter informado sobre a atuação dos parlamentares não apenas em época pré-eleitoral, mas durante todo o ano. *VEJA TAMBÉM: * Vereador de Ouro Preto é denunciado na Polícia por ameaça * Estelionatário aplica golpe se passando por grande pecuarista
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS