ARTIGO - Quadro vergonhoso - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Quadro vergonhoso - Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Quadro vergonhoso - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Talvez nenhum outro setor da administração Roberto Sobrinho revele profunda deterioração nos serviços que presta quanto o da saúde. A situação é tão grave, que o Ministério Público Estadual resolveu intervir. Os registros de dengue e malária deixaram os promotores preocupados, embora o secretário Sid Orleans insista em dizer que tudo está às mil maravilhas. E haja fila às portas dos postos e das policlínicas municipais. Vive-se, hoje, a antevéspera do caos. O processo de municipalização da saúde, que deveria reorganizar os serviços e colocá-los à disposição da população, está eivado de distorções. Indignado com as promessas não cumpridas do secretário Orleans, durante sabatina realizada no plenário da Câmara, há cerca de quarenta dias, o vereador Mário Jorge ocupou a tribuna da Casa terça-feira e deitou o látego no lombo do enfermeiro. O relho acabou atingindo também a secretária municipal de educação, Epifânia Barbosa, a quem Mário acusou de não mover um palito de fósforo queimado para ajudar a resolver o problema criado com o fim da permuta de professores entre o Estado e o Município. Enquanto o pode público transfere a empresas privadas fatia considerável de seus recursos, por meio de terceirizações, deixa de cumprir o papel que lhe é reservado pela Constituição Federal. No caso da saúde, a promessa de fortalecimento da rede de atendimento primário, escafedeu-se, enquanto proliferam estabelecimentos dedicados ao atendimento terciário, mais sofisticado e dispendioso. Não é de hoje que se vem apontando para o caos que domina o sistema da saúde municipal, mas o prefeito Sobrinho insiste em fazer ouvir de mercador aos reclamos da população. A situação é deprimente: faltam medicamentos, a maioria das unidades está em péssimo estado de conservação e não há médicos suficientes para atender a demanda. Mais grave, ainda, é verificar que calamitosa também é a apatia dispensada por certas autoridades à sociedade. Enquanto predominar a visão parcial e prevalecer o interesse de grupos sobre os da população, coisas como essas vão continuar acontecendo. Por causa disso, vai-se consolidando, no seio da opinião pública, a melancólica expectativa de que a humilhação por que passa o povo, exacerbada toda vez em que uma vida é sacrificada, não consegue determinar mais que o tiroteio verbal entre puxa-sacos e autoridades. Ou seja, mais palavras e nenhuma atitude concreta capaz de mudar esse quadro vergonhoso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS