DOMINÓ - Arrependido, Neodi devolverá dinheiro supostamente desviado por ele da Assembléia Legislativa

DOMINÓ - Arrependido, Neodi devolverá dinheiro supostamente desviado por ele da Assembléia Legislativa

DOMINÓ - Arrependido, Neodi devolverá dinheiro supostamente desviado por ele da Assembléia Legislativa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Além de Neodi Carlos de Oliveira, dois ex-parlamentares também tentam se beneficiar do artigo 16 do CPB, que trata do arrependimento posterior ao crime O presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos Oliveira (PSDC), e pelo menos dois ex-parlamentares tentam se beneficiar do artigo 16 do Código Penal Brasileiro, que trata sobre o arrependimento posterior ao crime. Ex-suplente, Neodi pediu para restituir ao erário parte dos valores supostamente desviados por ele dos cofres da Assembléia durante a legislatura passada, quando assumiu o cargo de deputado na vaga de Paulo Moraes, que se licenciou para ocupar a titularidade da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). O artigo 16 diz que, nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços. O Ministério Público do Estado de Rondônia propôs denúncia contra Neodi e diversas outras pessoas investigadas no Inquérito Policial número 200.000.2005.004770-1 (Polícia Federal número 237/2005), que apurou desvios de dinheiro dos cofres da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia para o pagamento de passagens aéreas a benefício de parlamentares, amigos e familiares deles, além de servidores públicos, com finalidades diversas do interesse da instituição. A denúncia ainda não foi recebida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, que mandou intimar o Ministério Público para manifestar-se sobre o pedido para restituição ao erário dos valores supostamente desviados pelos acusados Alberto Ivair Rogoski Horny (Beto do Trento) , Neodi Carlos Francisco de Oliveira e Nereu José Klosinski. O procurador de Justiça Charles Tadeu Anderson, em seu parecer, lembra que, quanto ao pagamento parcelado proposto por Beto do Trento, a lei exige o ressarcimento antes do recebimento da denúncia para se beneficiar do arrependimento posterior. Segundo o procurador, para obter tal benefício, o pagamento integral de todo o prejuízo , embora parcelado, deve ser concluído até a data do recebimento da denúncia, o que poderá ocorrer nos primeiros meses de 2008. “. De qualquer modo, o parcelamento será por conta e risco de quem assim fizer”, diz o procurador em seu despacho. • No dia 19, o desembargador Sansão Saldanha determinou abertura de contas judiciais vinculadas às ações penais contra os denunciados que se propuseram a devolver o dinheiro. Acatando parecer do MP, o desembargador especificou que a reparação deve abranger todo o prejuízo causado ao erário, corrigido monetariamente com índice utilizado para correção pelo Tribunal de Justiça, a partir da data do pagamento das passagens aéreas pela Assembléia Legislativa , com acréscimo de juros de 1% a partir da mesma data . VEJA TAMBÉM: *- RETROSPECTIVA OPERAÇÃO DOMINÓ - Confira tudo o que foi publicado no Rondoniaovivo sobre a operação – Vídeos e áudios
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS