Propagandas e atos ficam proibidos no dia da votação, alerta TSE

Propagandas e atos ficam proibidos no dia da votação, alerta TSE

Propagandas e atos ficam proibidos no dia da votação, alerta TSE

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem fizer boca de urna neste domingo (29) estará cometendo crime eleitoral. Não importa se a propaganda for realizada perto ou longe do local de votação. A qualquer distância, a boca de urna é proibida. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as punições para o crime são detenção de seis meses a um ano – com a alternativa de prestação de serviços à comunidade – e multa no valor de R$ 5,3 mil a R$ 15,9 mil. É crime também usar alto-falantes e promover comício ou carreata no dia das eleições, além da divulgação de qualquer espécie de propaganda dos partidos ou candidatos. O TSE entendeu, no entanto, que é permitido o eleitor votar usando camisetas, bonés ou broches do candidato, desde que a manifestação seja individual e silenciosa. Atos coletivos somente após o encerramento da votação no estado. De acordo com o Código Eleitoral, constitui crime também oferecer alimento gratuito e transporte aos eleitores. Neste caso, a reclusão varia de quatro a seis anos. A legislação entende como crime ainda promover, no dia da eleição, “a concentração de eleitores sob qualquer forma”, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS