Camurça diz que vai estimular a integração lavoura-pecuária em seu governo

Camurça diz que vai estimular a integração lavoura-pecuária em seu governo

Camurça diz que vai estimular a integração lavoura-pecuária em seu governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*“A adoção de técnicas que integram a agricultura e a pecuária pode fazer importante diferença na cadeia produtiva do setor primário rondoniense”, afirma o candidato ao governo estadual pela coligação “Juntos por Rondônia”, Carlinhos Camurça (PSB-40). Para ele, a integração Lavoura-Pecuária vai estimular a produção em áreas degradadas, como capoeiras e pastagens em mau estado, diminuindo a necessidade de novos desmatamentos em várias áreas, contribuindo, assim, tanto na preservação ambiental quanto no aumento da produção. *Um Comitê Nacional, formado por órgãos públicos e instituições privadas, já está desenvolvendo projetos nessa área que serão implementados com o apoio da Embrapa, Ministério da Agricultura e Companhia de Promoção Agrícola. Segundo o Ministério da Agricultura o Brasil possui 40 milhões de hectares de pastagens degradadas que podem ser utilizadas na produção de grãos. *Segundo a revista Globo Rural, em sua edição de agosto-2006, essa modalidade agrícola além de contribuir para a preservação de matas e florestas, também aumenta a renda do produtor. Através da rotação de lavouras – sobretudo a soja, mas também outros grãos – com forrageiras adubadas, utilizando técnicas de plantio direto e de gado de boa genética, é possível elevar sensivelmente os ganhos da propriedade através do aumento da produtividade agrícola e da obtenção de produtos animais de qualidade. *O Ministério da Agricultura afirma que o BNDES já garantiu R$ 200 milhões para projetos nessa área, com limite de até R$ 300 mil por produtor, com taxas de juros de 8,75% ao ano. O Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) também já garantiu recursos e o Banco da Amazônia e do Nordeste já estão em conversações com a Comissão Nacional para ampliar a oferta de recursos de financiamentos, cita a mesma fonte. *“Ao assumirmos o governo estadual, efetuaremos gestões políticas junto ao Basa para que todos os produtores rondonienses interessados possam dispor de linhas de crédito para investimentos, e colocaremos técnicos da Emater à disposição para orientá-los na elaboração dos projetos”, afirma Camurça.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS