A TV dos rondonienses deve pegar fogo no dia 05 de setembro, quando os eleitores terão oportunidade de conferir o 1º debate político com os candidatos ao Governo do Estado. Saiba aqui as regras, o roteiro do debate, como será cada passo do evento. >>>
*Dia 05 de setembro os eleitores de Rondônia devem se fixar na TV, horário de 21 horas, quando irá acontecer um dos eventos políticos mais esperados das campanhas dos candidatos ao Governo do Estado. A Rede TV!, através do Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC) – em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Rondônia (SINJOR), vai realizar “ao vivo” o 1º debate político das Eleições 2006 para Governador, reunindo cinco dos seis candidatos, pelo menos, os que confirmaram presença através de suas respectivas assessorias.
*Na última quinta-feira, 24, alguns poucos jornalistas estiveram presentes na reunião onde foram sorteados os veículos de comunicação que participarão do debate, seguindo o roteiro contido nas regras que foram estabelecidas, em comum acordo, entre assessorias dos candidatos e a direção de jornalismo do SGC.
*O debate será mediado pelo jornalista e apresentador Beni Domingues Júnior, e entrará na programação da Rede TV! regional às 21 horas, logo após em transmissão do Rede TV! News. Algumas rádios estarão transmitindo, como a Alvorada AM (Ji-Paraná), Cultura FM e Rádio Caiari AM (ambas de Porto Velho).
*Dos seis candidatos, até o momento de apuração dessa matéria, o único que não havia se apresentado era o candidato ao Governo Edgar do Boi (PSDC).
*Em reunião prévia realizada com os assessores dos candidatos, que assinaram o termo de compromisso com o SGC, confirmaram presença: Adilson Siqueira (PSOL) – através do seu assessor, João Bosco; Fátima Cleide (PT, coligação “Rondônia no coração”), através de Tácito Pereira; Carlinhos Camurça (PSB, coligação “Juntos por Rondônia”), através do seu assessor Francisco Rangel; Ivo Cassol (PPS, coligação “O Trabalho continua”), através de Carlos Macena, e, Amir Lando (PMDB, coligação “Rondônia mais humana”), através de Gerson Costa.
*Na reunião realizada com os jornalistas foi dito que haverá um esquema especial de segurança na sede da Rede TV na capital, onde ocorrerá o debate, e que havia sido cogitada a idéia de colocar um telão próximo ao local, mas por motivos de segurança, logo foi abortada.
*
CREDENCIAMENTO DA IMPRENSA
*O veículo de comunicação que deseja cobrir o evento precisa enviar ofício até esta sexta-feira (01/09) à Rede TV! (avenida Calama, 2666, Bairro Liberdade – Porto Velho) com o nome de dois profissionais. Segundo Marcos Grutzmacher, presidente do SINJOR – parceira na realização do debate – a medida é necessária para que seja respeitado o espaço onde será disponibilizada a sala de imprensa.
*“Concordamos que não tem espaço suficiente para acomodar muita gente da imprensa, com o número exato de profissionais que queiram cobrir esse evento, temos como ter um controle da situação, até mesmo para, no caso de necessidade, fazer um rodízio na hora de registrar fotos e entrevistas com os candidatos”, alertou Marcos.
*REGRAS DO DEBATE
*Confira as regras do debate político estabelecido em comum acordo entre as assessorias dos candidatos e que terá seis blocos, com previsão de duas horas de duração.
Entre as regras ditas na parte de Organização vale ressaltar que os candidatos devem estar no local do debate com 40 minutos de antecedência. O traje utilizado deverá ser social completo. Dentro do estúdio, onde será apresentado o debate, será permitido o acesso de um cinegrafista, um repórter e um fotógrafo de cada candidato até o final do primeiro bloco (para fazer o registro do evento, sob orientação da produção do programa).
*Durante a realização do debate foi estabelecido também nenhum candidato poderá agredir moralmente os demais integrantes do debate, nem mesmo seus familiares – o mediador pode vetar a pergunta e passará o tempo restante ao candidato ofendido, que poderá utilizar o tempo em apresentação de programas de governo.
*Um ponto que ficou bem tratado, conforme explicou Domingues, é que nenhum candidato poderá utilizar documentos com fins comprobatórios para alguma possível acusação em relação a outro, mesmo porque, segundo o jornalista, considerando o tempo do debate que está programado com exatidão, não haveria tempo necessário para esse tipo de recurso e nem mesmo para avaliação dos documentos.
*O candidato terá direito a contar com dois assessores, que só poderão manifestar-se durante os intervalos dos blocos. Na regras, vale ressaltar que os assessores deverão se dirigir exclusivamente ao candidato de sua coligação e/ou partido.
*ROTEIRO DOS BLOCOS
*O debate será dividido em seis blocos. O primeiro constará da abertura do debate pelo mediador, Domingues Júnior, que fará uma a leitura de um breve currículo de cada candidato. A ordem de leitura do currículo será de acordo com sorteio feito durante reunião com os assessores. Na seqüência são: Edgar do Boi, Fátima Cleide, Amir Lando, Ivo Cassol, Adilson Siqueira e Carlinhos Camurça. Logo após a apresentação de cada um o apresentador fará uma única pergunta para todos: “Por que o senhor (a) que ser governador (a) de Rondônia?”. Como estabelecido, cada candidato terá dois minutos para responder.
*O segundo bloco constará de respostas sobre temas específicos. São eles: SEGURANÇA PÚBLICA, GERAÇÃO DE EMPREGOS, SAÚDE, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA. Haverá um sorteio para definir a ordem dos candidatos que responderão as perguntas, com cada candidato tendo dois minutos para responder.
*O terceiro bloco constará de perguntas feitas por jornalistas de veículos de comunicação previamente sorteados. O sorteio ocorreu na última quinta-feira, 24 e os veículos que participarão desse bloco são: o site www. rondoniaovivo.com, o jornal “A Folha de Rondônia”, Rádio Caiari, a própria Rede TV!, que disponibilizará um (a) repórter do interior para fazer a pergunta, e o jornal “Diário da Amazônia”, como veículo convidado. A produção do programa deverá ter acesso à pergunta do jornalista antes de ser feita ao candidato. Cada jornalista terá acesso ao estúdio Um durante este bloco, exclusivamente para fazer sua pergunta ao candidato também sorteado. O tema é livre, com cada pergunta feita em no máximo um minuto e o candidato tendo dois minutos para respondê-la.
*No quarto bloco os candidatos fazem perguntas entre si, após sorteio que definirá quem pergunta para quem, o candidato terá trinta segundo para formular a sua pergunta. O candidato sorteado para responder terá dois minutos. A réplica será de um minuto e trinta segundos. A tréplica será de um minuto. Vale a ressalva de no caso de um candidato ficar sem responder alguma pergunta devido a falta de um outro candidato ao debate, esse candidato responderá a uma pergunta do mediador previamente elaborada pela produção do programa, com tempo de resposta de três minutos.
*No quinto bloco cada candidato escolhido por ordem de sorteio feito pelo mediador, poderá escolher o candidato para fazer sua pergunta. Neste caso, e somente neste bloco, poderá haver a situação de um candidato ser mais assediado pelos concorrentes. Cada pergunta deverá ser formulada em trinta segundos. O candidato escolhido/indicado para responder terá dois minutos para responder a pergunta. A réplica será de um minuto e trinta segundos. A tréplica será de um minuto.
*No sexto e último bloco os candidatos farão suas considerações finais após sorteio que definirá a ordem. Cada candidato terá três minutos para suas considerações.
*DIREITO DE RESPOSTA
*Um dos pontos que foi debatido e aceito está relacionado ao direito de reposta durante o debate, de acordo com as regras, os pedidos de direito de resposta poderão ser feitos somente pelos candidatos, esses pedidos serão analisados por uma mesa julgadora, formada por três (03) pessoas. Serão convidados representantes do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. Para cada direito de resposta o candidato terá um minuto.